DONA LENINHA

Naquela manhã caminhávamos e sentimos sede.

Vi da porteira de um sítio que passávamos uma senhorinha lavando roupa num tanque.

Resolvemos chamá-la para pedir água.

Os cães a acompanharam latindo. Eles se aproximaram e nos cheiraram. Não nos assustaram, felizmente.

Nós nos apresentamos e pedimos um copo de água.

Ele gentilmente foi buscar uma jarra do precioso líquido e se desculpou dizendo que não tinha no momento água gelada.

-- Imagine! Está ótima esta, -- eu disse.

Ela sorriu.

Puxou prosa contando-nos coisas e amamos aquela senhora, Dona Leninha.

Estava bem avançada nos anos e nos contou que ia até a cidade de bicicleta.

Que pessoa simples e interessante!

Contou-nos que morava naquele lugar há trinta anos.

A casa estava bem velha e cheio de trincos. E dava-se para notar que não tinha conforto. Mas ela nos contou que amava morar naquele lugar.

Ofereceu-nos uma cachorrinha dizendo que estava com muitos cães para cuidar. A fêmea era bonitinha, mas dissemos que no momento não podíamos pegá-la.

Ficamos algum tempo conversando e nos despedimos. Antes de nos afastarmos ela nos falou:

-- Voltem outras vezes.

-- D. Leninha, com certeza voltaremos.

No caminho de volto fomos conversando sobre a senhorinha e chegamos a conclusão que realmente a idade está na mente. Uma pessoa com aquela idade andar de bicicleta e lavar roupa naquele tanque fundo e ter um sorriso iluminando seu rostinho.

Ela acha a vida linda e este deve ser o seu segredo de longevidade.

SONIA DELSIN
Enviado por SONIA DELSIN em 17/03/2018
Código do texto: T6282484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.