"Jovens Negras Movendo as Estruturas" *

Talíria Petrone Soares – vereadora em Niterói (PSOL); Ana Nice – vereadora em São Bernardo do Campo (PT); Verônica Lima – vereadora em Niterói (PT); Áurea Carolina – vereadora em Belo Horizonte (PSOL). Vereadoras que, assim como Marielle Franco, - vereadora no Rio de Janeiro (PSOL), são negras e foram eleitas também em 2016.

Além do aspecto étnico e de gênero que as unem, todas trabalham as questões sociais dentro das Câmaras Municipais. Elas foram eleitas para dar voz aos negros, mulheres, LGBT, jovens e idosos. São representantes das minorias, ativistas dos movimentos sociais e dos Direitos Humanos.

Qual a diferença entre elas? A diferença é que Marielle Franco foi executada sumariamente quando voltava de um evento *, no Centro do Rio. Os assassinos também mataram Anderson Pedro Gomes, que dirigia o carro e ainda feriram uma assessora da vereadora de nome não divulgado.

A mídia sensacionalista está alardeando o crime e, somente agora, prestam algum tipo de homenagem a uma mulher que foi criada na favela da Maré e que com dificuldade, o que é inerente ao pobre, formou-se em Ciências Sociais como bolsista, na PUC.

A sociedade hipócrita e preconceituosa finge indignação, os programas de televisão estão dando espaço, não ao que ela representa, mas ao crime que discutem se foi encomendado.

Talíria, Ana Nice, Verônica e Áurea continuam na luta, firmes na defesa de suas causas, mas suas biografias, assim como a biografia de Marielle, não interessam se estão voltadas para questões sociais.

Ricardo Mezavila.

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 18/03/2018
Código do texto: T6283322
Classificação de conteúdo: seguro