Auto traição

Não sou hermética, apenas não sou transparente ao óbvio. O enigmático é a peça elementar da curiosidade. Eis o que desejo: que a sede de saber ultrapasse a densidade.

Em seu quadro La trahison des images, mas conhecido como “A traição das imagens”, René Magritte, retrata a imagem de um cachimbo escrevendo em baixo: Ceci n’est pas une pipe ou Isto não é um cachimbo. Ele quis suscitar que aquilo não era um cachimbo real, mas a representação de um cachimbo a partir da subjetividade do artista, ou seja, da relação que o artista tem com o mundo, de como ele enxerga. Se dez artistas pintarem a mesma coisa, todas as obras serão diferentes. Então, nem tudo é o que parece ser, o interessante não se faz de obviedade.

As palavras, um cosmo de complexidade. Com a junção de unidades discretas é possível construir uma outra realidade; por meio de um jogo de expressões os mais diversos sentidos se podem produzir. Todos os escritores utilizam do mesmo acervo linguístico, contudo, o que os diferencia é sua genialidade, sua capacidade de manusear o não palpável. Assim sendo, o impossível torna-se possível, e o opaco se torna não um empecilho para que se veja com nitidez, mas uma trilha de descobertas e exigências intelectuais.

Se fosse eu questionar o que é literatura, as respostas seriam dadas a partir do senso comum. “São obras escritas; são livros de romance, de ficção”. Será que literatura é somente isso? Como diz Acízelo de Souza, sem uma teoria a literatura é o óbvio. Com outras palavras, sem problematizar, refletir sobre o que seja a literatura, ela se torna evidentemente simplista. Mas, nunca foi e provavelmente nunca será apenas um emaranhado de expressões, orações, unidades..

Desejo que as palavras me tirem as próprias palavras, que o estranhamento permaneça em minhas entranhas como um intenso suspense. Quero ser misteriosa para que a frivolidade não encontre espaço. Não almejo ser importante, mas necessito que o mundo circunscreva a necessidade de se buscar incansavelmente a excelência individual. Os gênios fizeram-se e fazem-se autênticos.

A auto traição seria delimitar o ser humano que em sua humanidade é ilimitável.

Andresa Oliveira

Andresa de Oliveira
Enviado por Andresa de Oliveira em 19/03/2018
Código do texto: T6284743
Classificação de conteúdo: seguro