O XEQUE-MATE DA MORTE

  
 
 
Na competição entre a vida e a morte, 
a morte ganha por competência e leva a vida... 
Que é o troféu que a morte não sustenta. 

As regras do jogo são estabelecidas pelo destino a mando do Criador de todas as peças, tabuleiros e jogos dispostos nesse imenso parque de diversões, chamado Universo.  

 Ainda nos assustamos no trem-fantasma, sem nos darmos conta de que os fantasmas que nos assustam existem dentro de nós, pois nós mesmos os criamos, até que um dia nos tornamos fantasmas assustados com o movimento dos vivos. Fazemos parte desse carrossel. 

Jogos de Damas ou Jogos de Xadrez... No papel de Soldados sob ordens superiores, Reis e Rainhas, coroados pela vaidade; Bispos, nomeados pelas organizações religiosas; ou montados em cavalos sem rumo, num deserto de incertezas ou nas torres mentais de nossas observações... Somos parte de um imenso Jogo; submetidos a Leis Universais pré-estabelecidas ...Induzidos a crença de somos senhores dos nossos destinos, numa percepção limitada de nossa própria natureza e existência... Não compreendemos que forças nos movimentam nesse tabuleiro. 

 
No desenrolar do jogo, no qual fomos inseridos, somos peças movidas no tabuleiro do mundo pelas jogadas da vida e colhidas pela morte que sempre dá o xeque-mate. 
A vida tem muita jogada inteligente... 
E jogamos com a vida...  
Mas o resultado é o mesmo...  
No final do jogo, perde-se a vida e ganha-se a partida ... Não importa se no primeiro ou no segundo tempo... A cada movimento das peças (que somos nós, dispostos no tabuleiro); numa jogada do destino, literalmente, ganhamos a partida no instante em que o jogo cessa... E em seguida, partimos... Retirados da superfície do tabuleiro e  guardados nas caixas, caixões ou gavetas dispostas sob o tabuleiro do mundo, reservadas às pedras perdidas de um jogo qualquer. 
Jogada de resultado previsível...  
sem chance de se ganhar.   
E nas mãos do destino, ainda insistimos em participar do jogo da vida, cujo adversário nunca conseguiremos trapacear. 
 
- Sirley Alves -