Unha encravada

Unha encravada é um espinho na carne que é como um aluguel que vence todo mês.

Eu tinha uma dessas, velha companheira das horas boas e ruins, estava sempre ali me fazendo lembrar que eu era humano e bem teimoso.

Ouvi falar entre os amigos de churrasco que tinha um sujeito que resolvia qualquer problema de unha encravada. Fiquei curioso com aquela estória fato ficcional que revelou-se como uma história, fato real.

O sujeito usava um "modus operandi" deveras criativo para resolver problema de unha encravada, uma lapada de amarelinha e um espeto de churrasco, certamente a lapada tinha a intenção de anestesiar o portador e o espeto de churrasco, que devia ser de bambu, daqueles bem fortes que não quebram a toa, como um instrumento médico.

Quando descobri essa história, estava num churrasco com os amigos e já nem estava precisando da lapada de amarelinha, mas a unha encravada estava latejando como nunca. Eu ficava rezando para ninguém pisar no meu dedão naquela muvuca de cantar, tocar viola, dançar e jogar truco.

Me convenceram a fazer aquela intervenção maluca. Eu já de cara cheia não dispensei a lapada de amarelinha. Quem já foi em churrasco de amigos sabe que juízo ali não existe, é só piada e riso. Quando vejo, já tem quatro me imobilizando enquanto o "médico" vem com um espeto de churrasco usado, daqueles imundos que você por um instante, garanto que foi muito rápido, pensa que vai pegar uma infecção mortal com aquela brincadeira.

O "Doutor unha encravada" segurou meu pé com firmeza, introduziu o espeto pelo meio da unha e num movimento ágil alavancou na direção do abcesso e quando vi, o canto da unha tinha saído da carne. Vazou sangue e pus, desinfectado com uma dose de amarelinha. Sinceramente, doeu, mas em seguida foi só alívio. Quem tem unha encravada sabe, depois que tira a ponta é um verdadeiro nirvana.

Estou contando essa história porque resolveu meu problema. A unha cresceu e comecei a cortar deixando-a reta, como o "médico" me instruiu.

Sinceramente, tem coisas que a gente faz nessa vida que para explicar, só com uma lapada da boa, de alambique com 42% de álcool no mínimo.