Xô, intolerância!!!

Com certeza a raiva e a intolerância são faces de uma mesma moeda. São ambas filhas do ódio. A intolerância é sem dúvida uma covardia inominável. O verso do Chico Buarque é uma verdade abissal: "Filha do medo, a raiva é mãe da covardia". A intolerância é a raiva em ação.

A intolerância é ainda irmã gêmea da inveja. odo intolerante é invejoso e vice-versa. Que fique claro que a intolerância não tem lado político. Ela pulula excitada, frenética e num frisson incrível e em todos os segmentos sociais, políticos, religiosos e ideológicos.

Fico pensando com meus botões: por que certas pessoas agem contanta intolerância e não são contidas? Acho, sinceramente, que é devido a intolerância estar virando cultura. Há intolerância em toda a sociedade. Não há mais, creiam, quase espaço para o exercício saudável da tolerância. Já existe, pasmem, quem confunda tolerância com covardia. Lembro a frase de Carlyle: "Tolerância é a paciência concentrada". Mas hoje a paciência é um comportamento demodê.

Com certeza, hermanas e hermanos, é esse surto de intolerância que está fazendo com que as pessoas tomem o caminho da perdição. Muita gente está jogando no lixovalores e sentimentos essenciais à convivência pacífica. Estão esquecendo do que pregou Gandhi: "A regra de ouro do comportamento é a tolerância mútua, pa que nunca pensamos da esma maneira, já que nunca seremos senão uma parte da verdade sob ânguos diversos".

Ninguém é dono da verdade, nem pode impor aos outros o seu pensamento. Há que se entender que a escalada da intolerância pode gerar o caos. É pena que estajamos, os que discordamos dessa onda de intolerância, acomodados e omissos, mesmo sabendo que isso pode comprometer o futuro do país e aqs novas gerações.

Mas não posso perder a esperança. A esperança que é o sonho do homem acordado. Não é possível que não se rocure deter a intolerânia que está escncarada nas ruas de todo o país. É preciso enfrentá-la de forma racional, mas com determinação. E isso só se faz comconscientização e muito trabalho, inclusive exigindo mudanças no poder. Xô, intolerância. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/03/2018
Código do texto: T6285331
Classificação de conteúdo: seguro