A ​Confissão
 
 
Na família, a quem o filho busca quando se acha aflito ou cometeu algum erro?  Aos pais. Nessa hora, eles possuem o mesmo encargo e o filho confessa a queda com candura ante os pais. É a fé mútua que permite a confissão. Ao ouvir, os pais buscam a melhor saída para o caso, guiam e, se cogente, estipulam uma penitência como forma de lembrar a não repetência do erro. Ao final, advém a reconciliação que traz a harmonia de volta à relação familiar. Esse fato é cíclico, não tem dia nem hora para advir, mas quando advém é sempre pelo meio do bate-papo que se obtém a saída.
 
Na Igreja Católica, no molde da família, foi inserido o Sacramento da Confissão para acatar a precisão de seus fiéis (com dia e hora para incidir sempre que houver desvio de conduta) preenchendo assim a vontade de levar o perdão e a paz aos filhos de Deus. Diante dessa afirmação, surge a questão: por que devo me confessar com um Padre? A resposta é uma só: porque Deus quer assim.
 
São as Escrituras que definem esse agir. Foi Tiago (5, 16) que nos alertou para que confessemos mutuamente nossos pecados; Mateus (9, 6) diz que Jesus veio ao mundo com autoridade para perdoar os pecados e no versículo 8, continuando, diz que esta autoridade foi dada aos “homens”, no plural; João confirma: “Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23).
 
Mal comparando, faço apologia com um sistema de computação: no “menu da confissão” não é possível acessar links de procedimentos diretos com Deus. Não há acesso direto ao Pai para o exercício da Confissão, Penitência e da Reconciliação. No menu horizontal, há informações e guias nas seções que ensinam como usar o sistema de forma eficiente e prática. Caso haja dúvidas, você pode entrar em contato na seção "fale com o sacerdote". A propósito, as "perguntas mais frequentes" já são respondidas na seção adequada, durante as missas, ao longo do ano litúrgico. A Bíblia orienta a confissão dos pecados diante dos homens que Deus deu autoridade na terra para perdoar. São os padres os detentores dessa concessão divina. Trata-se do plano revelado por Jesus Cristo. O perdão dos pecados através de um sacerdote nada mais é que o exercício do poder conferido por Deus, em nome D’ele próprio, exercido mediante o ministério do padre.

O contato direto com o padre é similar àquele do filho com os pais. De fé mútua. Dizer, pois que “se confessa diretamente com Deus” é uma bobagem.
 
Infelizmente muitos católicos ainda não se deram conta da elevação da Confissão, que só na Igreja Católica existe. Quando crerem que conversar em confissão com o padre de forma confiante é tão natural quanto se confessar e conversar com os pais, talvez então o Sacramento da Confissão deixe de ser constrangedor para os que assim pensam e a penitência e a reconciliação sejam vistas como o caminho que traz a harmonia, a alegria e a tranquilidade de consciência de volta à relação do católico com a Fé.
 
Experimente essa consolação espiritual e exercite a humildade perante a Santíssima Trindade. 
 
Vou ali me confessar e volta já.
MARCELO RUSSELL
Enviado por MARCELO RUSSELL em 23/03/2018
Reeditado em 23/03/2018
Código do texto: T6288382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.