Escravidão



1298664.jpg

Escravidão, Sofrimento,
chora Israel no Egito sob o látego do exator!
 Fortes homens, mãos calejadas, pés que amassam o barro para fazerem os tijolos e, com o barro, seus corações, misturados com suas dores. Seus semblantes carregados, senhos fechados, seus suores derramados !
Choram as hebreias moendo a mó do cativeiro, para fazerem os pães e alimentarem suas famílias e, junto com o trigo, esfarelado estão os seus corações, seus gemidos, suas lágrimas, suas frustrações!
Seus homens, fortes guerreiros, filhos de Abraão, saem pela manhã para trabalhar debaixo do chicote. lamentam-se  as filhas de Lia e de Raquel, mulheres lindas, quadris largos, prontos para gestar muitos filhos, mulheres parideiras.
Ao mesmo tempo que louvam a Deus,  choram ao receber no regaço mais um filho nascido no cativeiro do Egito.
Lastima-se a hebreia ao deixar seu rebento em casa procurando seus turgidos seios pesados de leite e ir amamentar os filhos dos nobres egípcios. Chora ao ver suas donzelas lindas, prontas para o casamento, trazendo nos olhos o brilho do amor, da submissão, da lealdade, voltarem para casa á tarde, queimadas pelo sol escaldante ao levar água e comidas parcas para seus pais na lida! 
Ah, embora alguns já descrentes no Deus de seus pais, pensassem que as historias contadas pelos seus ancestrais, fossem lendas, mas muitos ainda guardavam a fé e a promessa do Deus de Abraão, Isaque e Jacó e, clamaram aos Céus.!
__Senhor lembra-te de nós, teus filhos e livra-nos Senhor do martírio, desse cativeiro feroz!. Deus, ouve lá dos altos Céus...
Um barulho de muitas vozes aflitas, clamando Misericódia!!!
Deus se inclina para ouvir o clamor de Israel (Exodo 3: 6 a !0)
Ele, O Todo Poderoso, convoca Moisés desde o Sinai nas montanhas de Midiã, e o tira do meio das ovelhas de Jetro!
___Desce Moisés ao Egito, fala á Faraó, “EU Sou Mandou dizer_te: " Deixa meu Povo ir me adorar no Deserto”.
Faraó endurece o coração, Deus envia as pragas, afronta os deuses pagãos (Êxodo 12:12)
O Senhor diz a Moisés: fala aos filhos de Israel que guardem para cada família um cordeiro, ou cabrito de um ano, sem mácula e no decimo dia, imolem o cordeiro e o asse sobre brasas e dele nada  deve sobrar (Exodo 12: 1 – 11)
Mês de Abibe (Março – Abril) 448 AC.
Ao decimo quarto dia do mês, todo povo de Israel imola o cordeiro á tarde. Passa o sangue nos umbrais das portas e comem a carne assada nas brasas. Comem com pães asmos e com ervas amargas. Com alegria, entoam cânticos de louvores a Deus. Tocam as cítaras e dançam Todos vestidos com suas melhores vestimentas, cingidos os lombos com seus cintos, os pés calçados nos melhores sapatos, os cajados nas mãos e, apressadamente!

Era a Páscoa!!!


1142532.gif

Simbologia:

1298666.gif

• O significado da palavra PESSACH
(Pascoa) “passagem”, representa a passagem do anjo da morte sobre o Egito para tomar a vida de todo primogênito, tanto de animais do campo, quanto do filho do Faraó que se assenta com ele no trono.
• Cordeiro sem mancha, aponta para jesus O Cordeiro de Deus!
•  Sem mancha - sem pecado.
• Morto á tarde – Jesus foi pregado e suspendido na cruz as 9 horas do dia segundo o Calendário Gregoriano e a terceira hora do dia segundo o Calendário Israelita que era o calendário Lunar. Era a hora do sacrifício da manhã no templo israelita.
Jesus morreu as 15 horas para nós (á tarde) e a hora nona para Israel.
• sangue nos umbrais das portas – sangue de Jesus derramado por nós para remissão dos nossos pecados.
• Comer assado e nada sobrar_ comunhão entre Deus e a humanidade, daí a palavra latina “Religare”. De onde vem a Palavra religião.
•Comer com esrvas amargas - simbolo do Cativeiro no Egito
• Vestidos, calçados, lombos cingidos, cajado na mão – prontidão para com Deus e suas obras.

Feliz Páscoa!!!


1160918.gif
Ahavah
Enviado por Ahavah em 29/03/2018
Reeditado em 29/03/2018
Código do texto: T6294300
Classificação de conteúdo: seguro