O QUE OS OLHOS NÃO VEEM...A SAÚDE SENTE!

“Insegurança alimentar/Alerta de saúde pública

Relato como crônica porque aconteceu comigo.

Há poucos dias entrei numa conceituada rede de supermercados da cidade de Sampa e comprei dois pacotinhos de “grãos-de bico”, um para mim e outro para minha mãe.

O produto levava na embalagem a marca da instituição que os embala, não apresentava nenhum aspecto heterogêneo entre os grãos, nenhuma deterioração vista a olho nú e ambas embalagens estavam na data da validade.

Todos sabemos que grãos são benéficos a saúde, e destes, em especial, eu gosto muito, porque há várias receitas que ficam muitos gostosas quando com eles elaboradas, a pasta “Homus” , a exemplo, algo que aprecio.

O que me aconteceu depois foi dum enorme susto e não foi por acaso:

Assim, o pacote da minha mãe foi preparado pela sua colaboradora do lar que gentilmente me convidou para prová-lo, feito num molho de tomates e servido com arroz.

Nem pensei duas vezes!

Mas assim que, sem olhar, mastiguei um dos grãos, meu paladar logo percebeu algo estranho, o que me fez devolvê-lo ao prato. “Acho que não escolheram os grãos antes de cozinhá-los” pensei com meus botões, “deve ser algum grão carunchento pontual”.

Assim pensando fui examinar a panela e constatei que, só após cozidos, dentre grãos saudáveis, ali boiavam vários grãos escurecidos como se estivessem tingidos pelo carmim do tomate.

Avisei sobre o problema e jogamos fora o produto cozido mas a mim restava examinar(como detetive mesmo!) o meu pacotinho de grãos ainda não preparado.

Comecei a pesquisa pormenorizada: Crus e a olhos nus, nada a declarar.

Todavia na panela, a medida que os cozia, os grãos alterados escureciam discretamente.

Como se fosse para um exame “anátomo –patológico”, tirei dois deles, um grão claro e outro escuro, os parti ao meio e na comparação percebi que se tratava de grãos envelhecidos, com a capa degenerada por prováveis fungos.

Os fungos produzem MICOTOXINAS, as mais conhecidas chamadas de AFLATOXINAS que têm um gosto muito ruim, causam intoxicações orgânicas agudas e são reconhecidas pela ciência como cancerígenas.

Fiquei perplexa ao entender ali, ao vivo e às cores tristes e contrastantes da fotografia que fiz, de que forma os consumidores são tratados no Brasil e como por aqui as coisas são feitas de qualquer jeito, sem o MÍNIMO RESPEITO COM A VIDA E COM A SAÚDE DAS PESSOAS.

Uma notória lesão à saúde pública. Grave, muito grave.

Fui ao estabelecimento, informei o acontecido e aguardo por respostas.

Ali, fui informada de que, provavelmente, dois lotes dos grãos foram misturados no empacotamento, um novo e um contaminado com fungos que habitam estoques agrícolas envelhecidos RICOS EM AFLATOXINAS.

Provavelmente, pela crise econômica de baixa demanda, não conseguiram vender os estoques mais velhos e não queriam ficar no prejuízo: "A saúde das pessoas pagaria o lucro ameaçado na estocagem".

Tenho percebido que a qualidade dos alimentos perecíveis está muito ruim pelos mercados e “hortifrutis” no geral.

Vendem produtos apodrecidos a preços superfaturados!

Malthus se constataria duramente dentre nós, o fato de que já não temos alimentos de boa qualidade nutritiva para saciar a fome da Humanidade, ainda que se tenha condições de comprá-los.

Somos envenenados na calada da nossa noite social: lixos de toda sorte, agrotóxicos, fungos, coliformes fecais na água dos mananciais, afora polêmica dos alimentos geneticamente modificados...e por aí vai.

Não fica difícil desconfiar do porquê de hoje termos tantos casos de cânceres, inclusive do aparelho digestório, em pessoas cada vez mais jovens.

Como diz o dito popular: morremos aos poucos, como peixe...e pela boca.

Ficam aqui o meu relato e a minha indignação de cidadã, de consumidora e de profissional da saúde, à informação e à apreciação de quem me lê.

E se é que podemos tirar alguma moral dessa história imoral, fica a dica: atenção analógica à vida, viu?: NEM TUDO QUE BRILHA É OURO!

Por aqui você pode ser enganado e envenenado d evárias maneiras, até por grãos aparentemente saudáveis...embora se grite aos quatro ventos pelo direito de tudo a todos.