Tiradentes, vítima de delação premiada

Neste final de sexta-feira, véspera do feriado que comemora o Tiradentes, aproveito para dar uma palhinha sobre ele, que é considerado a nossa maior figura nas lutas pela indpendência e pela liberdade. Só Frei Caneca, no meu entender, rivaliza com ele (este participou da Confederação do Equador). Detalhe: foi executado com a mesma idade de Tiradentes: 46 anos. A dferença é que Tiradentes foi executado com ais requintes de crueldade.

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pela alcuanha de Tiradentes (porque fora dentosta prático) era mineiro. Fora tropeiro, minerador, comerciante e militar. Na carreira militar só conseguiu chegar a alferes, o início do oficialato. Largou essa carreirae se transformou nu ativista político, num autêntico Combatente da Liberdade. Era sensível aos ideais de liberdade e muito idealista. Foi u dosidealizadores da Inconfidência Mineira. Ele rebelou-se junto com outros patriotas contra a cobranaça do "quinto", um imposto equivalente a cem arrobas de prata. E o absurdo piorou co a entrada em cenade um novo governador que adotou mais uma lei: a "derrama", a cobrança de 600 arrobas pelos quintos atrasados, ameaçando deprisão quem não pagasse esse imposto. Foi nesse clima que nasceu a Inconfidência Mineira, seus membros começaram a sonhar com Liberdade e com Independência, queriam fazer uma revolução. Cecília Meireles no seu excepciaonal poema, "Romanceiro da Inconfidência", diz num verso: "Atrás de portas fechadas/ à luz de velas acesas/ entre sigilo e espionagem/ acontece a Inconfidência./ Liberdade, anda que tardia/ Ouve-se em redor da mesa./ E a bandeira já está viva./ E sobe na noite imensa./ E os seus tristes inventores/ Já são réus - pois se ateveram a falar em Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta/ que não há ninguém que explique e nem ninguém que não entenda".

Infelizmente a Inconfidência foi traída, um delator. um dos seus mebros, fez a tal deleação premiada, um canalha chamado Joaquim Silvério ds Reis, em troca do perdão de suas dívidas e dos 30 dinheiros que sempre são pagos aos delatores, delatou Tiradentes e os demais companheiros, que foram immediatamente presos pelas autoridades fascistas da época. Todos os inconfidentes sofreram sanções, mesmo sem haver provas cabais, tudo só delação e o domínio do fato da época, já havia naquela época a justiça arbitrária e fascista. Mas só Tiradentes foi executado, condenado a morte depois de sofrer torturas nas masmorras das prisões. Para se ter uma idéia da crueldade fascista nada como recordar a setença da justiça da época:

"Que seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forcae ali morra orte natural para sempre e que depois de morto le seja cortada a cabeçae pregada em poste alto até que o tempoa consuma; e o seu corpo seja dividido em quatro partes e pregado em postes pelos caminhos de MInas, onde o réu teve suas infames práticas. Declaram o réu infame, a seus filhos e netos, sendo seus bens confiscados. A casa em que vivia será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique".

Sempre pensei com os meus botões: por que Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga, José Avarenga Peixoto e outros se livraram dessa crueldade? Sim, sofreram exílio, prisões curtas, mas só Tiradentes foi alvo da raiva e retaliação. Tenho uma teoria baseada em pesquisas aleatórias: Tiradentes era o mais pobre, aquele que não tinha nenhum status social, além de ser o único que chamou a si toda a culpa pela Inconfidência, não mentiu, não traiu, não transigiu, nem pediu clemência. Nem ningupem se apiedou dele. A Igreja ficou com a Coroa, como sempre acontece com o clero conservador. A Igreja sequer doscordou da sentença cruel. Apoiou. Há documentos que provam. Tem mais Tiradentes era o único inconfidente que não era maçom. Estava só, ele e a história da Liberdade.

Fico pensando, divagando, sobre seus últimos passos, naquele abril, acho que quando viu as aves voando, o ceu de anil, sereno, e consciência tranquila, ele sabia que a história lhefaria justiça. Sabia mais: sabia e sentia que valia a pena dar a vida pela Liberdade. Viva a memória de Tiradentes, o grande herói brasileiro, vítima do fascismo da sua época. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/04/2018
Código do texto: T6314531
Classificação de conteúdo: seguro