DE PASSAGEM...

E tem aquele dia que você acorda sensível demais.

O dia nublado "ajuda" e a caminhada matinal parece mais uma fuga.

Saio para procurar um "não-sei-o-quê" em "Não-Sei-Aonde"...

Vejo sacos de lixo no meio-fio à espera da Comlurb;

Passarinhos catando gravetos para construção de seus ninhos;

"Trocentas" borboletas amarelas em volta de uma árvore antiga, aqui da rua! Borboletas...

Lembrei da história do pai de uma amiga querida que, à beira da falência, com muitas contas a pagar, quase desistindo, parou para rezar. E rezou forte, pediu Luz, um caminho, e questionou a Deus, sua Existência. Pediu um sinal, para que soubesse que não estava sozinho. De repente, uma borboleta amarela, enorme, pousou em sua perna e ficou ali, por alguns segundos. Ele chorou muito e agradeceu pela Visita. Se sentiu forte novamente e seguiu sua jornada.

E eu, neste momento, cercada desses sinais Divinos.

Resolvo ir à padaria, como de costume.

Na saída, vejo um rapaz que vive perambulando nas ruas.

E vem sorrindo em minha direção, maluquinho. Como se tívessemos combinado, pergunto se já tomou café e ele diz que queria um cachorro-quente de forno e um suco.

O convido, pago seu lanche e espero que o sirvam, e ele:

- Tia, saí do Padre Severino. A senhora sabe que vivo nas ruas, né? Posso pedir uma coisa pra senhora? Melhor pedir que roubar, né? Posso pedir? Posso?

Consinto com a cabeça.

- Tem uma hora que vou ter que pegar um ônibus. Não tenho dinheiro. Pode me arrumar dois reais?

Claro que não é para a passagem, mas dou assim mesmo.

Pergunto:

- E você vai para onde?

E a resposta que rasga a minha garganta:

- Puxa, obrigado pela pergunta, tia. Obrigado, sabe por que? Porque ninguém nunca quer saber. Vou sair por aí.

E aquele chumbo sonoro me traz de volta à realidade.

Ajo como "tia" e disfarço minha comoção:

- Menino, pegue o guardanapo. Tome o suco, viu? Gostou do cachorro-quente?

Ele sorri acenando positivamente e me despeço com um sorriso e um coração apertado.

Passo de volta pela árvore das borboletas e peço a Deus que o proteja.