O REINO ESTÁ “DEITADO EM BERÇO ESPLENDIDO”, MAS... XX 9h19min.

Corria os primeiros anos dos anos 50, o novo rei* voltava desta feita pelo voto maciço de seus “vassalos”, foi quando sentiu o clamor popular: no solo do nosso reino, há o “ouro negro”, os “estrangeiros” afirmavam que não havia, porém, pessoas de destaque, *afirmavam o contrario, era preciso que os governantes atentassem para explorá-lo...

Finalmente o novo rei tomou a célebre decisão, vencendo o ceticismo de alguns, foi quando criou a Estatal: Petrobras, no começo foi difícil angariar recursos para implantar novas tecnologias, mas aos poucos os resultados foram aparecendo. Este rei se foi, porém, os frutos da semente lançada chegaram a patamares inimagináveis, tanto é que se tornou uma das maiores empresas deste ramo no mundo...

Em 1994, este reino começava vida nova, nova moeda, e quem portava a “coroa”, *era por alguns tidos como severo demais, e até tinha idéias fora dos parâmetros habituais, isto é, o neoliberalismo, palavra nova para grande maioria, o Estado deveria privatizar tudo o que fosse possível, para dedicar-se mais a Educação, Saúde, Segurança e transporte público...

Para fortalecer ainda mais a Estatal, vendeu parte de suas ações, até no mercado externo, isto a tornou ainda maior. Este rei também se foi, veio outro que há muito tempo tentava ganhar a coroa.* A Estatal realmente se tornava uma “mina de ouro”, despertando a cobiça dos políticos, que pensavam, mais em si do que no benefício do reino... Por interesses políticos, diretores eram nomeados, foi quando se acentuou o maior esquema de corrupção jamais visto; com este esquema poderia se perpetuar no poder por muitos anos...

Numa prova inequívoca, que o lado de “lá” não nos abandona, jovens juízes “fundam” a “Republica de Curitiba,* a rainha estava começando o seu segundo reinado, quando começou a investigação num posto de gasolina, razão do nome Lava-Jato, aquilo que parecia ser uma fraude limitada, atingiu proporções inimagináveis, pois quase todos os executivos da Estatal estavam envolvidos no “esquema” dos partidos políticos, que tiravam vantagens, e certamente estes executivos ficavam com uma parte, visto que corriam bilhões, e as maiores empreiteiras do reino participavam das “trocas”...

A rainha foi embora, o seu vice- rei assumiu, com mudanças, com novas diretrizes, os preços dos derivados do petróleo, acompanharia o mercado mundial, isto não agradou a grande maioria, pois estavam “acostumados”, pois se manter o povo “refém”, os preços não subiam, não importava se lá fora os preços baixassem ou subissem...

E o sacrifício desta nova realidade acabou aparecendo, pela primeira vez houve lucro da Estatal, mais de sete bilhões de reais, entretanto a alegria durou pouco, pois houve um acordo com acionistas americanos, que se sentiram lesados, com a baixa das ações provocadas pela corrupção, e receberão a título de indenização 11bilhões 200 milhões em duas parcelas, sendo assim o lucro de hoje e o seqüente já está comprometido... Nada foi falado sobre os acionistas brasileiros... 10h06min.

Curitiba, 22 de abril de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

*Getúlio Dornelas Vargas.

*Monteiro Lobato.

*Fernando Henrique Cardoso.

*Luiz Inácio Lula da Silva

*Dilma Rousseff

*Michel Temer.

* Com destaque ao Juiz Sergio Moro.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/04/2018
Reeditado em 22/04/2018
Código do texto: T6315752
Classificação de conteúdo: seguro