Exagero imbecil

Ninguém é mais defensor dos direitos humanos do que eu, mesmo sendo um humilde cidadão e um medíocre escrevinhador. Mas se defendo e luto pelos direitos humanos, nao aceito o exagero, a babaquicee nem o nonsense. Exempo: não aceito de forma nenhuma o boicote às obras de Monteiro Lobato, fico revoltado com a acusação de racista que fazem contra a memória dele. Lobato foi um patriota, nacionaista e brilhante escritor. Seus livros ensinaram gerações. Ensinou tudo com oseu Sítio do Pica Pau Amarelo e outros livros. Foi um dos defensores do Petróleo. Devia era luvar Lobato. São uns iconoclastas babacas.

Mas houve,recentemente, um fato que me abalou ainda mais. Seguinte: estava lendo uma entrevista da melhor cantora, na atualidade, de samba no Brasil, Teresa Cristina, que está fazendo uma turnê pelo Brasil com o show "Batuque não é Privilégio", baseado na obra de Noel Rosa, como fez com a de Cartola, quando li algo que me surpreendeu e magoou, ela disse que no seu show não canta a música "Feitiço da Vila" porque era negra e havia versos na música que ela não aceitava porque atacavaama a cultura negra. Na verdade, ela embarcou num clhilique de Mestre Caetano Veloso, cantor e compistor que adoro, mas que gosta de polêmicas absurdas. Ele num show citou que esse samba de Noel continha versos racistas e cantarrolou: "A vida tem um feitiço/ sem vel e seu farofa/ sem vela e sem vintém/ Tendo nome de princes/ Transformou o samba/ num feitiço decente/ Que prende a gente". O que Caetano não disse,errou e escondeu, foi quem esses versos nao erm sentimento puro do poeta, mas resultado de uma disputa pessoal dele com Wilson Batista. Nada demais para a época. Sugerir que Noel era racista é algo que clam aos céus. É pena que Teresa Cristina tenha emprenhado pelos ouvidos. Ela deixou de cantar um dos melhores sambas de Noel.

Que fique claro que foi ustaente Noel quem dissecou a origem do samba quando, num verso da musica que Teresa tirou o títuo doseu show, afirma que o samba não veio do morro e nem da cidade ma do coração da gente.

Às vezes, hermanss e hermanos, o nosso grande Caetano, calado é muito melhor poeta. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/04/2018
Código do texto: T6319680
Classificação de conteúdo: seguro