Afinal, a solidão é boa ou má companheira?

Responda, a solidão faz bem ou faz mal às pessoas?

Em primeiro lugar, precisamos entender que estar só é diferente de ser solitário. Ora, o verbo ser faz menção a um estado permanente, enquanto o verbo estar indica um estado apenas transitório. Todavia, ambos, podem ou não, ser uma escolha pessoal.

É incrível como tem gente nesse nosso globo terrestre que reclama da solidão mesmo estando acompanhada, casada, amigada etc.

Por outro lado, indivíduos há que moram sozinhos e afirmam não se sentirem solitários. É que morar sozinho não é sinônimo de reclusão. O sujeito pode muito bem morar sozinho, por opção, e ter uma vida social a todo vapor, concorda?

Apesar de muitas pessoas temerem ou evitarem a solidão, penso que pequenos períodos de solidão podem nos fazer muito bem, pois nos momentos em que nos encontramos sozinhos, podemos organizar melhor nossos pensamentos, encontrar soluções para nossos problemas ou tomar decisões pessoais importantes. Além disso, passar algum tempo só faz com que as boas companhias sejam mais valorizadas.

No meu caso, preciso da solidão (e da concentração) para escrever, quando acesso o mundo das ideias e para relaxar, ouvindo uma boa música ou assistindo algum filme interessante na tevê ou no Netflix (o comercial aqui não foi intencional). Mas, calma lá, não sou nenhum misantropo; nenhum eremita.

Anos de solidão podem nos levar a um estado de insatisfação seguido de depressão profunda e em muitos casos, nos tornam seres demasiado individualistas, comprometendo nossa capacidade de conviver bem socialmente. Em tais situações diz-se que a solidão é filha do egoísmo e refém do medo da convivência, que por sua vez, acaba por se revelar um produto do orgulho. É a solidão patológica.

Solidão afetiva é algo que dói demais, não é mesmo? No entanto, tenha em mente que a outra pessoa não é o meio para que você ou eu alcancemos nossa tão acalentada felicidade. Não! O outro pode (pelo compartilhamento mútuo) fazer parte da nossa felicidade, mas jamais faça dele um simples meio, porque nenhum ser humano merece ser assim usado por outro ser humano.

Ninguém que se mostre capaz de compartilhar, no sentido amplo da palavra, está realmente sozinho ou desamparado.

Sim, solidão prolongada pode ser muito ruim. Contudo, um pouquinho de solidão pode nos ajudar a pôr um pouco de ordem na nossa casa mental.

Por fim, solidão desejável é aquela que nos leva a meditar.

Xô! Solidão que só me faz chorar.