UM TREMENDO CASTIGO CIRCUNSTANCIAL

51.289

Sexta-feira, 11 de Maio de 2018

Por algumas vezes, lembro bem, já fiz citação a uma das frases mais conhecidas que existem nesse mundo e nessa vida: "Existem mais mistérios entre o Céu e a Terra, do que imagina a nossa vã filosofia. E mesmo desnecessário dizer de seu autor, Shakespeare, mas é sempre bom reforçá-lo.

Então é que por mais que vivamos a nossa plena existência, mesmo assim, provavelmente, não conheceremos todo o teor dela, deixando muitas pendências em nossos conhecimentos. Mesmo que se faça o possível e impossível para acumular saberes.

E quem, como eu, já alcançou mais da metade da faixa etária sexagenária, surpreende ver nesses dias modernos e atuais, acontecerem coisas que antes dizíamos "que nem o diabo acredita". Porque estamos assistindo tantos absurdos, inexistentes em passado recente, coisa de trinta ou quarenta anos.

Na música, no esporte, na política, na arte, a qualidade dos agentes que alcançam fama, as celebridades, não andam possuindo potenciais dentro do padrão anterior. E se pegarmos análises individuais para mensurar tais diferenças, chegaremos facilmente às explicações para tal e para tanto.

Defendo uma tese de que a tecnologia, associada à informática e internet, seja a principal responsável por isso. Porque antes, não as tínhamos, e éramos obrigados a desempenhar todas as tarefas e ações por nós mesmos, sem nenhuma outra ajuda tecnológica. Bem como os recursos instrumentais, ferramentais e que tais, eram altamente curtos e até deficientes, nos obrigando a esforços quase que hercúleos. E hoje é e está tudo diferente a favor das pessoas dessas últimas gerações.

Dessa forma, voltando ao primeiro parágrafo, existem muitos mistérios para embasar e amparar certas pessoas famosas da atualidade. À boca pequena pode-se afirmar que se não contassem com esse aparato tecnológico que está aí, dificilmente se sobressairiam aos outros ou demais. Mas isso, pelo jeito, anda passando bem e muito despercebido por quase todo mundo. Fazer o quê?

Mas o duro mesmo é ter de engolir tantos absurdos. Bem como ter que aceitar certas situações que não se coadunam com as nossas premissas. Mas o pior é ver que as pessoas andam aceitando-as. E com uma naturalidade pra lá de comum.

Convenhamos, não é uma situação agradável. É até pesada demais para um cidadão que acostumou-se em ver ações e atitudes daquelas que classificamos no grau de excelência, mas que nesses dias atuais muita gente nem sabe o que isso queira dizer.

Enfim, esses são os dias atuais. Os ditos dias modernos. Que conseguem escamotear a verdade e a realidade de quase todos, substituindo-os por um alto grau de mediocridade e vulgaridade. Será que existe castigo maior?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 11/05/2018
Código do texto: T6333246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.