A palavra escrita e falada.

Sentei-me envergonhado no auditório, os palestrantes , altos nomes da Língua Portuguesa respondiam as várias perguntas dos alunos, ao fim da conferência, e eu, aluno de Letras, havia perguntado sobre a palavra escrita e falada na sociedade. A resposta que veio de um dos microfones foi desanimadora, o mestrado balançou e levantando o queixo disse : "huummm...que pergunta , não dá nem para responder..." ( desprezando a pergunta) , e ficou por isso mesmo...mas de repente um aluno que nem conhecia, havia se incomodado, e foi até o microfone postado na plateia, e lhe disse : " A pergunta é pertinente e deve ser respondida como se deve ".

Os alunos de faculdade são desafiadores, são jovens atentos em sua maioria, prontos para o revide, e achei ótimo que tivessem tomado o gancho, forçando um debate.

Me animei de novo e lhe agradeci em pensamento , mesmo sem saber quem era , não era da minha turma, e creio que nem era aluno de "Letras" , pois eu saberia .

A palavra escrita , a ortográfica é um fenômeno cultural , enquanto a falada é um fenômeno social, a escrita é aristocrática e a falada é democrática. Uma é imediata , a outra não. As diferenças são ainda maiores, interferem no meio e no fim, tocam de diferentes formas no espontâneo e chegam às pessoas com suas individualidades.

Não faço rascunhos quando escrevo, vou direto à pagina, dou uma "pincelada" final com os olhos e pronto, justamente para não matar a forma de dizer. Muitos colegas já me disseram que eu escrevo como quem está conversando, e fico feliz com isso, é assim mesmo que faço desde sempre.

Naquele dia tinha tudo para sair triste, mas não foi o que aconteceu, e sabia que a pergunta era pertinente. Sai apenas desapontado com aqueles que se acham sabedores do conhecimento, e muitos não passam de arrogantes rodeados de diplomas, tantos que lhes tapa a visão.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 11/05/2018
Reeditado em 11/05/2018
Código do texto: T6333303
Classificação de conteúdo: seguro