Calendário - Ano Bissexto.


                    Se você está com 98 anos, não se iluda achando que tem só 24. Olhe para os suspensórios, a dentadura no copo , a calça acima do umbigo, a pílula do reumatismo...pegue a bengala e vai dar uma volta na pracinha, deixe de bobagens , por favor...! Se der sorte, talvez alguma velhinha de 93 te dê uma piscada enquanto tricota um cachecol para o  bisneto.
                    Pois é, alguns pouco nasceram no dia 29 de fevereiro, em ano bissexto, que tem 366 dias. Brincadeiras à parte, eles comemoram no dia 28, um dia antes, essa é a regra geral.
                    Essa história toda se deve ao ano solar de 365 dias, 5h, 48' e 47 '', ou seja ; 365,2422 dias por ano, então esses quatro pedacinhos de 0,2422 juntos davam mais um dia, que não se poderia desprezar, pois existem de fato, então durante o ano de 1582, criou-se o calendário que seguimos até hoje, ano do Papa Gregório XIII, chamando-se de "Calendário Gregoriano", acrescentando-se um dia à mais ao mes dois, que era o mais curto.
                    O homem foi alterando aos poucos o seu calendário, antes de ter o conhecimento exato dos astros em relação à Terra, períodos lunares e solares, equinócios e solstícios, pois sempre tiveram uma ideia muito aproximada do que era um dia, mesmo antes de Cristo.
                    Vejamos, no início , os romanos já contavam 365 de um jeito diferente, o primeiro mês era março, e o último fevereiro, o mês de "mau agouro", do deus etrusco " Februus", e de castigo ficou mais curtinho que os outros, com apenas 28 dias.
                    No ano 46 a.C, Júlio César mudou o primeiro mês para janeiro, assim sendo fevereiro passou a ser o mês dois, sendo assim, quando a Bíblia dá indícios de que Jesus teria nascido no mês 10, de fato , na teoria já seria outubro, talvez início de novembro, mas isso também é grande dúvida, visto que muitas das profecias vieram antes desse calendário de César.-  A verdade é que não sabemos !  Pela lógica das mudanças todas, teria sido entre finalzinho de outubro e final de dezembro dos dias de hoje, mas isso não importa, fica como curiosidade.
                     Pronto, podem desamarrar os cintos, a viagem acabou...! 
                   
                   

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 16/05/2018
Reeditado em 16/05/2018
Código do texto: T6337761
Classificação de conteúdo: seguro