SOMOS TODOS ENGANADOS

Segundo o provérbio árabe, a humanidade, no tocante à sabedoria, está dividida em quatro grandes segmentos, onde talvez possamos enquadrar as pessoas, tendo em vista as suas crenças, superstições e suas convicções.

Temos o primeiro segmento onde se encontram as pessoas que acreditam nas fábulas e genealogias, nas histórias simbólicas, no sentido literal das palavras, assim como também acreditam nos políticos, nos curandeiros, nas denominações teológicas, nos físicos e astrofísicos, nos comerciais da TV, nas liquidações das lojas, nos remédios para calvície e impotência, no elixir da juventude, na “Organização Tabajara” (onde os seus problemas acabaram), e sobre tudo isso, essas pessoas ainda constroem as suas convicções imutáveis. Neste segmento estão as pessoas que “não sabem e não sabem que não sabem”. Aqui estão aqueles que o Provérbio Árabe qualifica como Tolos, com a direta recomendação para evitá-los.

No segundo segmento temos as pessoas que não conseguem discernir com clareza o real sentido das questões mais complicadas, mas têm uma efetiva consciência dessa dificuldade, que administra com humildade e bom senso. Neste espaço estão aqueles que “não sabem e sabem que não sabem”. O Provérbio Árabe os identifica como Simplórios, recomendando ensiná-los.

Chegamos ao terceiro segmento, onde estão as pessoas que possuem um bom grau de compreensão, discernindo muito bem as questões, mas não têm consciência das suas próprias qualidades, deixando de explorá-las adequadamente. Este segmento abriga os que “sabem e não sabem que sabem”. Neste caso, o referido Provérbio qualifica os Adormecidos, sugerindo despertá-los.

Finalmente, adentramos o quarto segmento, localizando as pessoas que desfrutam de uma ampla capacidade de compreender, discernindo profundamente os eventos que se desenvolvem não só ao seu redor, como no contexto geral, tendo plena consciência de si mesmo, do micro ambiente em que se encontra, e do macro ambiente que envolve com maior amplitude as circunstâncias, penetrando na associação e interligação de ambos. Aqui, conforme o Provérbio são encontrados os que “sabem e sabem que sabem”. Neste segmento, o Provérbio localiza os Sábios, orientando para segui-los.

Concordando ou não com o Provérbio Árabe, podemos fazer uma autoanálise, buscando acelerar a nossa evolução, para que não sejamos enganados por tantas armadilhas colocadas no nosso caminho, mesmo conscientes de que não podemos escapar de todas elas, uma vez que somos todos prisioneiros do “Sistema”. Neste caso, o objetivo deve ser o de escapar de cair no maior número possível de arapucas, sabendo de antemão que jamais poderemos escapar de todas, porque toda a estrutura social já está planejada, de forma que inevitavelmente atenderemos a muitas determinações do “Sistema”, agindo conforme o grande rebanho social, inclusive pela falta de alternativas, pois o “Sistema” é muito astuto e muito amplo, impedindo que possamos escapar integralmente das suas artimanhas. O “Presidente” do “Sistema” chama-se Satanás.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 18/05/2018
Código do texto: T6339773
Classificação de conteúdo: seguro