Geração Gentileza

Esse texto foi escrito em 10 de abril de 2017 em meu Blog

Na próxima terça feira, em meio à uma onda de desqualificados adjetivos em que somos obrigados a ouvir ou proferir à todo instante em nosso dia a dia, no centro de uma cidade assaltada por seus governantes e outros bandidos, a GENTILEZA será comemorada. Seguirá da Lapa num cortejo colorido por intelectuais, artistas, parentes e adeptos do poeta, profeta, louco ou simplesmente, Gentileza, cujo nome verdadeiro era José Datrino, em comemoração a seu aniversário de falecimento em 28 de maio.

Eu o vi umas dezenas de vezes, ainda garota, aqui ou ali, rondando sozinho, descalço, com as palmas e um estandarte nas mãos, túnica e barba impecavelmente brancas. Uma figura que eu e outras pessoas olhavam num misto de curiosidade divertida. " Olha lá o Gentileza", mas a grande maioria seguia adiante, sem se aproximar. Como vivia nas ruas, como comia ou mantinha sua túnica aparentemente sempre limpa nunca me perguntei, pois era uma época em que nada parecia assim tão difícil, talvez por eu ser muito jovem na época, talvez porque tínhamos pouco para temer dividir, perder ou conseguir. Nos prateados anos 80, o ouro já era pouco e a moda era só prata e por ali circulava o peregrino já discretamente famoso pelas ruas e becos da cidade. Seus registros de grafiteiro com letras e linhas em páginas de concreto,  debaixo de viadutos e muros, ou nos estandartes que carregava marcavam as suas pegadas com cores e linhas precisas, provando sua retidão e foco na missão de pregar a sua mensagem de amor e paz.

 Por sorte, não existiam os recursos de mídia de hoje que poderiam desvendar o mistério em torno de sua figura ou destruir sua missão, importando-o para uma cena política ou de um marketing comercial, deixávamos o em paz, seguir sua vida à seu contento .

Soube em certa altura que ele sofrera a perda de toda a sua família em um acidente trágico e que, por isso andava assim, perdido. Eu mesma repassei essa história, me lembro bem, consternada. Hoje sabemos que a verdade é que teve cinco filhos e estão todos vivos e lhe deram netos e bisnetos, mas que efetivamente, como um peregrino deve ser, largou tudo e todos por amor, não apenas à uma família, mas à humanidade e à todos que pudesse encontrar nessa vida para que sua determinação visionária pudesse estreitar a relação entre ele e Deus.

Um século após seu nascimento (1917-1996) é considerado agora um ícone popular, um artista e um poeta, suas pinturas e frases, além de sua emblemática imagem é um marco cultural do Rio. Foi tema de tese de mestrado para o arquiteto Leonardo Guelman e um de seus netos pretende criar um instituto que levará seu legado e nome "Gentileza". Provavelmente  sua história, real ou fictícia já deve estar ocupando a mente de algum roteirista para a criação de um filme. Suas frases já foram patenteadas e estampadas em todos os objetos possíveis de se comercializar desde sandálias havaianas e toalhas ou o que mais couber na mente do homem e, então me pergunto se não mais o deixamos caminhar em paz... quais os resultados por ele desejados de amor e gentileza repercutiram em nossos corações? Até onde sua missão não precisou vir protegida pela loucura para não frustrar seus objetivos, quando no final apenas a sua família seria finalmente compensada pela sua ausência?

Em meio à eterna desconfiança de ser o bem desmedido também uma espécie de loucura, onde foi parar o sentido de sua obra que na verdade não era para ser erguida, nem "culturalizada", mas germinada como uma semente germina as palmas que simbolicamente ele segurava em suas mãos  e em nossos corações? A ação de um só indivíduo, seja por loucura ou penetrado pela mais alta luz divina terá como sempre uma névoa nebulosa que embaça a visão humana e teimosamente  nos impede de dar um sentido maior para a vida. Nisso ele conseguiu nos ultrapassar e um dia entenderemos o porquê. Louco, artista ou profeta, as asas da liberdade sempre são revestidas do que não é decifrável aos olhos de quem não consegue enxergar.

Próximos de uma data santa, prefiro então não falar dos ovos de chocolate, nem dos seus exorbitantes preços, mas oferecer-lhe essa singela homenagem, estendendo mais um espaço-concreto para as suas mensagens cujo ofício era de  amor...  "valeu Gentileza! foi um privilégio ter te visto da janela do carro nas esquinas da vida. Demorou entender o significado, desculpa a ignorância, prometo que não comprarei nada que esteja nas prateleiras manchando suas intenções, bem distantes do "capetalismo"e das injustiças sociais que você repelia do seu jeito. Guardarei na memória o seu segredo revelado na simplicidade dos muros e viadutos espalhados pelas ruas para que nunca a percamos de vista".

As frases, por Gentileza.

"Onde houver gentileza, haverá sempre um gesto que surpreenda. Amor se esconde nas coisas pequenas. E a amizade, nas atitudes que refletem maiores que a presença"

"Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido!"

"Nunca ofendas verbalmente o teu inimigo. Dói muito mais uma gentileza vociferada do que uma ofensa impensada"

"A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade. Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado."

"Não tente procurar um inimigo, muitas vezes você é o seu próprio inimigo."

"Não usem problemas; não usem pobreza; usem amor e gentileza."

"Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Porque os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens"

"Sou maluco para te amar e louco para te salvar!"

"Cobrou é traidor - o padre está esmolando, o pastor tá pastando e o Papa tá papando, papão do capeta capital."

"Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais...""Nunca sou pobre, nunca estou doente, nunca sou velho, nunca morro.""Quem não veio para servir, não serve para viver, deve desaparecer""O dinheiro destrói a mente da humanidade. O dinheiro coloca a humanidade surda. O dinheiro destrói o amor. O dinheiro cega. O dinheiro mata.""Cuidado cabecinha da humanidade, cuidado linguinha. Lá no cemitério tinha uma caveira, alguém foi no cemitério e perguntou: - Caveira, quem te matou, caveira? A Caveira respondeu: - A língua ferina. É verdade!""A pessoa espiritualizada nunca morre, morre o nosso corpo, morre a matéria, o espírito não!"

"Cigarro é a chaminé do capeta."

"Por que Deus é gentileza? Porque é a beleza, perfeição, bondade, riqueza, a natureza. Nosso pai criador."

"A bandeira, nossa bandeira brasileira é a mais lindo do universo. O verde é dos verdes campos, o amarelo é a beleza, a natureza, o branco é a paz, a pureza, a liberdade é o azul do céu. Logo, nossa bandeira é a bandeira mais linda do universo, porque traz a cor do universo."

"Peito Aberto, o Diabo tá perto."