A CULTURA PIAUIENSE ESTÁ DE LUTO

A cultura piauiense está de luto com ausência do imortal, escritor, poeta, contista e jornalista Herculano de Moraes. Seu perfil era de homem ativo, inovador e incentivador da cultura. Foi membro da Academia Piauiense de Letras, da Academia de Ciências do Piauí, da Academia do Alto Longá dentre muitas outras. Para a cidade de São Raimundo Nonato é orgulho ter esse filho, nascido em 1945. O Piauí chora com sua recente partida para outra dimensão aos 73 anos. Foi com muito pesar que o meio cultural recebeu essa triste notícia no dia 17 maio de 2018, por volta das 18:00 horas. Ele deu também sua contribuição política quando na década de 70 foi vereador em Teresina, exerceu o cargo de secretário de comunicação do governo Petrônio Portela e foi assessor de Mão Santa quando governador do Estado.

Na área do jornalismo, destacou-se como editor dos jornais: O Dia, Diário do Povo e Correio do Piauí. O rádio e o esporte tiveram o privilégio de contar com a sabedoria e inteligência de Herculano de Moraes. Atuou também na Rádio Clube Teresina e foi produtor da Voz da Notícia. Para a literatura e os amigos do coração ele partiu precocemente, pois ainda tinha um grande trabalho a realizar. Entre suas obras citamos: Murmúrios ao Vento (1965), Vozes sem Eco (1967), Chão de Poetas (1974), Fronteiras da Liberdade (1981).

No momento que redijo essa matéria (18.05.2018) está acontecendo a sua despedida com missa de corpo presente no Salão Nuvem da Pax União de Teresina. Várias homenagens estão sendo prestadas, inclusive na voz do acadêmico Dr. Itamar e do jornalista Garricha (9.32 horas). Seu sepultamento acontecerá logo mais no Jardim da Ressureição.

Herculano e sua companheira Nilza são pessoas queridas. Conheci pessoalmente Herculano em um almoço no Hotel Cívico a convite do Secretário de Cultura de Parnaíba, na época Arlindo Leão. Era uma festa de recepção ao escritor Assis Brasil pela sua vinda a Parnaíba depois de uma longa temporada de ausência. Herculano veio nessa comitiva. Lá mesmo, após conversa com o nobre imortal, fui convidada para criar o núcleo da Academia de Ciências do Piauí na Capital do Delta. Aceitei o convite, criamos o núcleo e partir dessa data a nossa relação de amizade solidificou.

Fizemos grandes encontros acadêmicos, palestras, eventos e ainda tínhamos muitos planos, inclusive de criar uma Academia de História em Parnaíba. Temos muito que contar a respeito da trajetória deste notável imortal, mas na verdade, o que quero mesmo nesse instante, é prestar uma homenagem a este grande homem incentivador literário que induziu jovens e adultos a escrever e enveredar pelo caminho cultural. Nessa leva me incluo e também meus filhos: Breno Ponte de Brito tem várias obras publicadas e é membro da Academia Parnaibana de Letras e Dante Ponte de Brito escritor membro da Academia de Ciências do Piauí.

O outro lado é um mistério, mas esteja onde você estiver amigo Herculano, saiba que tem a nossa consideração, gratidão e respeito. Só o tempo aliviará a dor de sua ausência. Estamos de luto!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 18/05/2018
Código do texto: T6340394
Classificação de conteúdo: seguro