LOUVOR DO ROSÁRIO - UMA REZA BRABA DE MARIA

Apesar de sinônimas as palavras tem sentido diferentes, peculiaridade, sutileza. Bravo é de bravura, valentia. Brabo, é coisa braba mesmo. No caso a reza, a ladainha, a choraminguela. Mas o que é isto, o que é isto, o que é isto? É coisa braba, só pode. E como pode!

Vejamos:

"Ernesto Geisel, quando presidente, ditador do Brasil (1), indicava pessoalmente, participava da indicação, da morte, da execução sumária dos opositores políticos da ditadura militar (2). A ditadura não teve qualquer honra. Até hoje pais e mães procuram seus filhos desaparecidos (3). Jamais souberam onde estão os seus corpos para que possam oferecer um sepultamento de acordo com as tradições familiares (4). Lamentavelmente nos dias atuais cresce uma direita no Brasil. cresce os que apoiam ditaduras, ditadores e torturas (5). Nós devemos nos posicionar contra a ditadura (6)ali, na imoralidade. Um documento que foi identificado nos Estados Unidos (7), pois no Brasil, mesmo com a Comissão da Verdade (8), os arquivos foram destruídos, maquiados. A população tem grande dificuldade de saber sobre os crimes do ditadores (9). Eu quero manifestar meu repudio a isso e sobretudo dizer que nada substitui a democracia (10), jamais apoie quem apoia a ditadura , jamais alise a torturadores" (11).

O parágrafo acima, entre aspas, foi transcrito de um vídeo da deputada Maria do Rosário, em maio de 2018.

Pedadoga, defensora do direitos humanos, iniciou sua carreira política no PCdoB, logo migrando para o PT, eleita deputada estadual no RS, posteriormente federal, tendo sido Secretária dos Direitos Humanos, com participação em comissões de destaque na defesa de crianças, adolescentes, trabalho escravo, lei da adoção, política para as mulheres. Maria Lulla da Silva do Rosário tem currículo, reconheço que não é pouca coisa. Apesar desse currículo na política, temos que considerar que nem todo carro que faz barulho vai se movimentar. Imagine o carro em ponto morto e sendo acelerado até a tábua... Imaginou? Muito barulho para nenhum trabalho. Em que pese, no caso, o meu exagero... Ao qual fui induzido pela própria, analisando o seu rosário acima.

Vamos aos números que marquei (x):

1) De quatro em quatro anos havia substituição de um presidente militar de carreira do generalato, mais alta patente... Qual deles era o ditador? Todos? Só o Geisel? O Figueiredo? O Castelo? Em qual ditadura esta substituição seria possível, com a transferência do "ditador" para a reserva remunerada? Sem mais benesses, sem patrocínios de triplex, sítios e sem palestras? Sem salário de presidente, sem carros, motoristas e assessores? Só com o soldo de general da reserva.

2) Dá a entender que o Geisel participava do pelotão de fuzilamento dos opositores que ele mesmo indicava. Será que não estaria se referindo à Fidel e Guevara? Que se saiba Geisel e nenhum outro presidente foi assassino e torturador como dá a entender, eram pessoas cultas e educadas. Basta ouvir os seus discursos. Já ouviu? Muitos dignos da Academia Brasileira de Letras, difícil de comparar com os seus sucessores, à exceção de Tancredo. O próprio Lulla, veja vídeo no Youtube, diz claramente que o Médici seria eleito se fosse candidato e que no seu governo não tinha falta de emprego, era só prosperidade. O emprego era uma loucura, dizia o Lulla. Voltando ao Geisel, onde estão as fotos dos pelotões de fuzilamento, como as que são mostradas dos países comunistas em que uma das mais representativas é de Czar Nicolau II e sua família executados por bolcheviques.

3) Onde estão os pais e mães que procuram os seus filhos desaparecidos? Encheriam quantas Praças de Maio? Seriam milhares? Centenas? Quantos seriam os desaparecidos na Ditadura? Sim, digamos que desapareceram uns duzentos. Tudo isso? Quantos em ditaduras como Argentina, Venezuela, Cuba, Coréia, China, União Soviética? Nossos ditadores foram econômicos nesses números... Não que não tenhamos que nos indignar por menor que seja o número. Mas se aqui foram uma dezenas, nos países acima citados foram milhares.

(4) Encontrar os corpos para dar um sepultamento de acordo com a tradição familiar? Esqueceram que as ditaduras que veneram enterravam os corpos de crianças e mulheres inocentes, juntos com maridos e pais, em valas comum, usando, devido ao número, escavadeiras?

5) Cresce os que apoiam ditadura e torturas. Espera aí, quem apoia ditadura e tortura? Não são os fãs do comunismo, de Fidel, de Stalin, de Mao Tse Tung, de Kim Jong? Tortura igual Genoino fez esquartejando uma criança viva, na frente dos pais, no Araguaia? Está colocando na direita aquilo que a esquerda fez, faz e defende? Já falei "peraí" Maria do Rosário? Que reza é essa?, que reza é essa?, que reza é essa? Você sabe que esta sua cartilha já era? Que seu catecismo está ultrapassado? Que os bobos do Brasil acabaram, graças ao PT? São tantas as indignações, que inclusive você contribuiu para elas, que o povo cego está começando a enxergar. Pelo menos nisso você tem crédito, mesmo assim não o suficiente para ir para o céu. Tente acumular mais Smiles. E pare de nos enganar. Você e seus pares são a própria tortura, filhos de Guevara e Fidel.

(6) Devemos nos posicionar contra a ditadura? Desculpe, mil desculpas, mas nessa estou ('tou) dentro. Concordo com você.

(7 e 8) Documento da CIA? Piada ou bizarrice? Atestado de incompetência da famigerada "Comissão da Verdade"? Os EEUU sabendo mais que nossos ilustres e abençoados ex-democratas-guerrilheiros, intelectuais, infalíveis e donos da "única verdade"? Estou bege! (sempre quis uma oportunidade para dizer isso, assim como "siga aquele carro!" - talvez influência dos filmes americanos?). Maria Lulla da Silva do Rosário, de bege pra pasmo ou pra branco só se você provar: corte um dedo como pacto ao "crush" de todas as mulheres mal amadas do Brasil. Ficarei azul ou verde-oliva.

(9) Dificuldade sobre os crimes dos ditadores? Sinceramente, tinha emprego, tinha segurança, tinha engenharia (ponte Rio Niterói - tecnologia nossa - maior vão em viga reta do mundo), Itaipu (maior do mundo) e outras hidroelétricas, transamazônica, etc. Sim, não era perfeito, mas era um Brasil em construção, saído da 40ª posição para a 10ª no PIB. O maior crime foi não ter fabricado seus herdeiros, deixando ao léu e nas mãos de piratas, o seu legado.

(10) Novamente concordo contigo, nada substitui a democracia. Apesar de saber que ela não é perfeita, que devemos aperfeiçoá-la. Mas me diga uma coisa, com você defende a democracia se é comunista, pertenceu e pertence a partido comunista, defende o Foro de São Paulo? Peraí, de novo! Peraí... Mas o que que é isso, Maria? Que que é isso?

(11) Essa vai direta para a Dilma. Você viu a foto dela alisando o falecido Fidel? Não, não depois de morto, quando ele ainda estava vivo... Mas que carinho, né? Me diga, aqui entre nós, você não ficou enciumada, não queria estar no lugar dela alisando a ditadura do Fidel? Ou, lhe seria uma tortura?

(12) Pena que acabou. Mas com certeza não será por falta de oportunidade, você é um manancial de inspiração para todo piadista sério como eu.

Em tempo, ou PS, como antigamente: Bolsonaro, tem notícias? Você não entendeu, mas ele disse, e com isso implicitou todas as mulheres do Brasil, que você e nenhuma delas merecia. Sei que você nunca vai entender.

Armand de Saint Igarapery - Textos no Face e no Recanto das Letras