JUSTIÇA E SABEDORIA. SALOMÃO.

“Porque os inimigos do teu povo, e que o dominam, são todos insensatos, e sobre toda a imaginação infelizes e soberbos.

Porque o seu coração é cinza , e a sua esperança uma terra insubsistente, e mais vil que o lodo sua vida.

Porém o escapar de tua mão é cousa impossível. Porque o orbe é vingador dos justos.

Também do mesmo modo um oleiro, apertando a terra mole, forma com seu trabalho cada um dos vasos destinados para nosso usos, e do mesmo lodo faz vasos que são para deles com asseio nos servirmos, e outros igualmente que a estes são contrários; mas ele oleiro é o juiz que arbitra qual seja o uso que devem ter estes vasos.

Aqueles que amam o mal são dignos de pôr a sua esperança em semelhantes deuses.

Porquanto a obra que foi feita com aquele que a fez, padecerá tormento.

Porque a justiça é perpétua e imortal.

Porque sobre os pensamentos dos ímpios far-se-á interrogatório, e os seus discursos chegarão aos ouvidos de Deus para o castigo de suas iniquidades. A palavra secreta não passará em claro, e a boca que mente mata a alma.

Amai a justiça, vós os que julgais a terra. Senti bem do Senhor, e buscai-o com simplicidade de coração.

Ele é achado pelos que o não tentam, e aparece aos que nele têm fé. Na alma maligna não entrará a sabedoria. Castigos rigorosos aos que governam injustamente. Tomai a instrução ó juízes de toda a terra. Sobre os que governam se fará um juízo rigorosíssimo. Porque no caminho do erro andaram largo tempo vagabundos, tendo por deuses aqueles que entre os animais são inúteis. Então se levantarão os justos com grande afoiteza contra aqueles que os atribularam, e que lhes roubaram o fruto de seus trabalhos. Mas os justos viverão para sempre, e a sua recompensa está no Senhor, e o pensamento deles no altíssimo.” Salomão.

Querendo ou não, não estão ao alvedrio de todos hábitos e vestes egressas e marcadas no tempo pela fala, pensamento, o próprio tempo ensina seus andamentos. Em poucos anos a conquista científica humana muito avançou, em um século. Diversamente sob ângulo espiritual.

Divergências e incertezas apontam o desconhecido para o surgimento da fala, de 160 mil a quatro milhões de anos em suposição por digressão. Ao menos com a chegada da construção de ferramentas, quarenta mil anos. Em cem o avanço tecnológico foi surpreendente em ciência e pesquisa.

EM SENTIDO CONTRÁRIO COM A ALMA, O MUNDO ANÍMICO, FICOU ESTACIONADO.

Há agora uma transformação da psicosfera. Se registra essa mudança pela devastação orientada pela maldade no mundo, e anuência das mentes em associação com a perda das liberdades e trancamento do curso do pensamento negada a expressão, seja qual for. Fica irmanada ao claustro prisional da mente. A compreensão se apequena e o andar de cima, da alma, indica a mudança, pois o andar debaixo está desarrumado demais para prosseguir. Impõe-se a mudança, ela ocorre. É uma ruptura da unidade das variadas mentes que não aceitam as verdades mais singelas, e por isso sofrem. Falta-lhes tudo que a razão não pode absorver, são levadas pela mais esfarrapada sinfonia da implantação do mal.

Salomão foi incisivo nas escolhas.

“Deus me fez a graça de que eu falasse segundo o que sinto. Por amor disso desejei eu a inteligência e ela me foi dada; e invoquei o Senhor e veio a mim o espírito da sabedoria; e a preferi aos reinos e aos tronos, e julguei que as riquezas nada valiam em sua comparação. E todos os bens me vieram juntamente com ela, e inumeráveis riquezas por suas mãos.

Eu a aprendi sem fingimento, e a reparto com os outros sem inveja, e não escondo as riquezas que ela encerra.”

É difícil se afastar dessas indicações. Assim tem se balizado muitos em vias da transformação que se movimenta. Vai se formalizando aos poucos uma visibilidade da justiça que não se conhecia.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/05/2018
Reeditado em 22/05/2018
Código do texto: T6343101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.