ELEVAÇÃO ESPIRITUAL
 
Um homem ainda bem jovem procura um guru indiano e lhe conta sua história. Ele diz:
 
– Mestre, quando era mais novo fui agredido na escola. Minha mãe e meu pai também me batiam. Além disso sou muito pobre… minha casa atual é um barraquinho feio. Não consigo me libertar dessas coisas. Sempre lembro disso e fico atormentado. O que devo fazer?
 
O guru ouviu a história de sofrimentos do rapaz e disse:
 
– Venha comigo aos lugares onde tudo isso aconteceu, pois quero lhe mostrar uma coisa.
 
O jovem levou o guru a sua antiga escola, onde as agressões ocorreram. Depois levou o guru a sua antiga casa, onde seus pais o maltrataram. Levou-o também a sua casa atual, um barraco que estava praticamente caindo aos pedaços. Depois de ver tudo isso, o guru disse:
 
– Agora vamos dar um passeio no meu balão, ele fica logo ali.
 
O rapaz não entendeu como o passeio de balão poderia ajuda-lo. Imaginou que talvez o mestre quisesse apenas que ele arejasse um pouco a mente no passeio.
 
O guru preparou o balão. Ambos entraram no cesto de vime do balão e este começou a se elevar.
 
Inicialmente, eles ficaram a poucos metros do chão. O balão foi aos poucos subindo e o jovem viu seu barraco lá no chão, junto com a casa de seus pais e sua antiga escola. Tudo isso lhe trazia péssimas recordações que hoje o deixavam muito infeliz.
 
O guru foi então ajustando o balão para que se elevasse ainda mais. Agora o rapaz via as duas casas e a escola menores do que antes. O balão foi então subindo mais e mais. Quanto mais o balão subia, mais as duas casas e a escola lhe pareciam menores… e cada vez menores.
 
Agora o balão havia chegado a uma altura muito elevada. Nesse momento, o rapaz via as duas casas e a escola bem pequenas lá embaixo. Quase não conseguia mais enxerga-los. Encontravam-se a grandes alturas, o máximo que um balão poderia atingir. O rapaz começou a ter uma sensação de paz e liberdade, como se visse todas as coisas de cima, de um modo livre e desprendido. Nesse momento, o guru explicou:
 
– Preste atenção agora no que vou lhe dizer, pois este é um ensinamento perene da vida espiritual. Quanto mais vamos nos elevando ao céu, menores vão ficando as coisas lá na terra. Isso nos mostra algo importante: quanto mais presos e envolvidos estamos pelas coisas da terra, maiores elas parecem para nós, mais presentes elas estão e maior será o sofrimento que elas nos causam. No entanto, quanto mais alto nos elevamos em nossa vida espiritual, rumo ao infinito e a Deus, menores e até irrelevantes as coisas da terra ficam para nós. Menor também é a importância que damos a elas, mais insignificantes elas nos parecem e mais desprendidos estamos de tudo. Quando estamos aqui no alto e também elevados espiritualmente, tudo o que antes nos oprimia começa a parecer muito pequeno e irrisório. Da mesma forma, quanto mais ascendidos estamos no plano da eternidade e de Deus, tanto menores e mais insignificantes, desprezíveis, fúteis e pequenas nos parecem as questões terrenas.
 
Eleve-se, portanto, acima do nível mundano, até atingir as alturas espirituais… E acredite: nada mais irá te abalar ou te fazer sofrer.