Esperança, a profissão do brasileiro

Mesmo com a crise, toda sorte de problemas, um certo desalento, pintando no ar uma dose de frustração, um gostinho amargo de revolta na boca, o estômago embrulhado de tanta embromação e armação dos políticos e autoridades, empresários picaretas e banqueiros frios e insensíveis, sabendo que toda dia se trama no breu das tocas mais malvadeza contras os pobres, mesmo assim, a gente vai levandoe aguentando essa inustiça, lutando para encontrar a çuz no fim do túnel...

Às vezes acho que Antonio Maria foi um profeta quando afirmou que a profissão do brasileiro é a esperança. Sem ela, hermanss e hermanos, que snos restaria? Lembro aqueles escravos do filme Ben Hur, remando, remando, remando, por que não morriam logo de vez? Siplesmente porque sonhavam com a liberdade. Tinham esperança. O filme era ficção, mas houve os escravos na vida real, os que eram trazidos da África. Que força os ajudava a sobreviver? A esperança. Que foi que fez Zymbie Ganga Zumba se rebelarem? A esperança.

Tudo bem, sei que estou sendo otimista. Estou. Mas anão sou alienado. Apenas sou contra esse vício de bancar o peru, viver enterrando a cabeça na terra. Só se lamentando. Fazendo discurso. Sem yentar apontar caminho, sem tentar achar caminhos, sem lutar. Resistência não é um recurso retórico, nãoé viver apenas em função de eleger A e B do nosso lado. Reagir é lutar de verdade por melhorias para o povo. Para o conunto da população. Está ficando cansativo apenas a arenga política. É preciso um programa, um projeto, um tipo de ação que consiga empolgar e envolver o povosem ser algo apenas eleitoral.

É preciso um movimento tipo Diretas Já!, mas noutro sentido, em buca de um projeto reala para o Brasil. Um projeto viável, justo, capaz de unir a nação. Algo que se possa acreditar e lutar. Sem recorrer a revanchsmo e tamabém jamais a pregar o quator pior, melhor.

Sou um homem velho, doente, sem luzes de cultura, sem cargos, sem lenço e sem documento, mas mesmo assim, apesar de saber que sou quase um nada, ainda tnho esperança - o sonho do homem acordado. Ainda acho que podemos dar a volta por cima. Mas isso só será possível se formos capazes de colocar o país acima das divisões políticas. Boa Noite. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/05/2018
Código do texto: T6343975
Classificação de conteúdo: seguro