O POETA HERCULANO MORAES

Diz o velho provérbio latino :” O poeta nasce e orador se faz “. Isso se aplica a Herculano Moraes, falecido recentemente em Teresina, minha terra natal. Ele era do interior do Piauí. Menino pobre, muito cedo se mudou para a Cidade Verde.

Foi estudante da Escola Industrial, que na década de 60 formava técnico de nível médio. Ainda vi Herculano vestido no uniforme da Escola Industrial.

Foi poeta que tinha como guru Carlos Drummond de Andrade. Ele recitava muito os poemas do grande mineiro ainda no anos 60. Herculano gostava de recitar a poesia de Drummond intitulada ” E agora José ? ”

Depois, fui embora de Teresina para o Rio de Janeiro e o poeta ficou de onde nunca sairá a não ser, para rápidas viagens acadêmicas, o mais curioso de sua vida que ingressou naquele soldalicio antes dos 30 anos, talvez, o mais novo membro da história da APL. Aliás foi Arimatéa Tito Filho, quem percebeu o talento do jovem bardo e o colocou em seus quadros. Arimatéa era o presidente da APL, jornalista, advogado e professor. O maior intelectual do Piauí de sua época.

Herculano Moraes legou uma obra literária diversa, múltipla e heterogênea e era um ativista cultural da Academia Piauiense de Letras. Vivia de casa pra academia e virse versa. Tinha inúmeros projetos para realizar no campo literário.

Foi injustiçado e discriminado porque merecia ter sido presidente daquela casa. Um pobre integrar uma academia é muita ousadia, mas seu nome será lembrado para sempre na galeria dos acadêmicos.

O Doutor Marcos Igreja me contou várias vezes que a entrada do poeta na academia provocou uma ironia de mau gosto por parte do emprendedor cultural Sineias Santos : AQUI JAZ HERCULANO MORAES.

samuel filho
Enviado por samuel filho em 23/05/2018
Código do texto: T6344760
Classificação de conteúdo: seguro