CULPA DO SISTEMA!

CULPA DO SISTEMA!

Vivemos um tempo moderno, cheio de facilidades tecnológicas, inventadas e implantadas para facilitarem a nossa vida.

Elegeram como grande vilão destes novos tempos o tão falado sistema!

O caixa eletrônico não funciona? Culpa do sistema! ¨Está fora do ar!¨ Os celulares não funcionam direito? Culpa do sistema! A Internet não conecta de maneira alguma? Estamos com problemas no nosso sistema!¨.

Facilita bastante para quem não quer dar explicação, pois o sistema nunca aparece para ser questionado! Quem consegue falar com ele?

E tem aquele que é o mais antigo, famoso e poderoso de todos. Resiste aos tempos, quase intacto. Responsável pelos rumos do país e conseqüentemente pelos rumos da nossa vida. O sistema político brasileiro. Falido, mas bravamente atuante!

Que impede ou realiza todas as suas necessidades e desejos, dependendo apenas de um pequenino detalhe: qual lado você está. Ou talvez, quantos votos você vai render. É culpa do sistema!

Um sistema, que todos sabemos que não muda, pois interessa a muitas pessoas que ele continue sendo exatamente da maneira que sempre foi: uma boa e conveniente justificativa para tantos acontecimentos que nos causam indignação, que provocam revolta.

Que é usado como justificativa para as mais variadas situações hipócritas que tomamos conhecimento quase que diariamente.

Ele não muda, pois a maioria daqueles que detém o poder para mudá-lo, insistem em mantê-lo, por ser infinitamente mais conveniente e proveitoso para alguns tantos poderosos, perpetuá-lo.

E dizem que o povo tem sua parcela de culpa, que ele se aproveita deste sistema, que faz de tudo para levar vantagem, que ¨cada povo tem o governo que merece¨.

Que alternativa resta ao cidadão comum, quando, por exemplo, precisa de alguma consulta, exame ou cirurgia pelo SUS? Nesta situação, na imensa maioria das vezes, as suas opções são duas: ou ele entrega o seu pedido num destes guichês de marcação de consultas e exames do serviço público de saúde da sua cidade, e entra numa fila interminável, aguardando dias, meses ou até anos para chegar a sua vez, ou ele recorre aos intermediários deste sistema (eles existem!).

Se submete a pedir um favor (que ficará devendo eternamente, em todas as eleições que o seu benfeitor concorrer) a algum destes ¨poderosos¨, que dentre outros poderes, podem também alterar as regras deste sistema. Nesta segunda opção, existe uma grande chance de ter maior rapidez no atendimento do seu pedido, ou a consulta médica ser imediatamente agendada.

Consulta, exames médicos e cirurgias são assuntos da área médica. O mais lógico, honesto e sensato seria que a urgência nestes casos obedecesse a critérios puramente médicos. A fila de espera só deveria ser desobedecida, mediante necessidades clínicas, devidamente comprovadas por um médico.

Mas, não acontece assim! O sistema neste caso é constantemente burlado, por nobres autoridades políticas deste país, que além de terem altos salários, mordomias, foro privilegiado, imunidade parlamentar, podem também classificar o que é urgente ou não na área de saúde.

Existem em alguns municípios uma ¨cota¨ de exames a serem liberadas para os pedidos dos vereadores. Até quando?

Francisquini
Enviado por Francisquini em 01/09/2007
Código do texto: T634536
Classificação de conteúdo: seguro