"FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO!"

52.092

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

A mobilização, protesto e greve dos caminhoneiros esta semana, deixa bem evidenciada a situação de total descalabro que atravessa o país. Mas também deixa muito clara uma outra situação: as autoridades não sabem lidar com isso.

A argumentação primeira dessa classe é a de que o preço do combustível, óleo diesel, é muito caro no país. Isso não representa totalmente a verdade porque de acordo com uma pesquisa que pode ser obtida através do Google, verifica-se que tal preço está em equilíbrio com uma série de outras nações.

Há, no mínimo, umas outras noventa delas que pagam um valor acima daquele que o brasileiro paga. E nisso há que se atentar para certas situações. No caso a situação econômica de todos. Há países menos afortunados que o nosso que pagam valores acima dos que são aqui praticados.

A questão básica desse país é a safadeza. Sim, o âmbito político brasileiro anda infestado de gente do mal. E que a justiça tem mostrado nesses últimos tempos, verdadeiras quadrilhas de bandoleiros. E estes atacam o erário de forma avassaladora, desviando o dinheiro e as verbas públicas que deveriam ser empregadas no atendimento ao povão, bem como na realização das ações necessárias ao desenvolvimento do país.

Também o âmbito público de nossa nação representa o que se pode classificar como "terra de ninguém", onde os desmandos são absolutos, fazendo com que muita gente busque locupletar-se de seus cargos e/ou função pública, usufruindo direitos que não possuem e nem deveriam possuir. E nisso, observa-se figurões de altos cargos, por exemplo. Mas quase todos, de alguma forma, sempre buscam tirar vantagem de sua posição/situação.

No dia em que o brasileiro conscientizar-se rigorosamente de sua situação, a mobilização será geral e total. Porque até agora, observa-se oportunismo em certas classes, para tal mobilização. Tanto na empresarial quanto na de empregados. Faz-se greve individual, tirando proveito de sua maior representatividade junto a todos.

E dessa forma nunca se define coisa alguma, bem como não se muda o país. Porque a intenção aqui que vale é aquela de uma famosa expressão popular muito conhecida: "farinha pouca, meu pirão primeiro".

Em outubro teremos as eleições no país. É a única chance/oportunidade que o povão tem para mudar tudo o de errado que se instalou nele. E tem que haver uma mudança radical no quadro de políticos brasileiros. Mas também há a necessidade de se eliminar uma série de benefícios/vantagens que esses atuais políticos angariaram para si, causando um rombo nas contas públicas, usufruindo de benesses as quais o povo além de não possuir, arca com todos os custos/encargos.

O país precisa, sim, de passar/sofrer uma revolução. Mas que essa seja de consciência pública, onde todos devem rever suas ações nefastas para com ele, e também voltando-se para um desenvolvimento sustentável e coletivo, onde alcancemos os benefícios que precisamos e esperamos, mas sem o ranço maldito da vantagem e do oportunismo individual.

*Em tempo: já passou da hora, e penso que seja agora, das autoridades buscarem outras soluções para o transporte de carga no país. A concentração dele através de quatro rodas via estradas, não segue os exemplos dos países desenvolvidos, que usam a malha ferroviária e pluvial para tanto. E nosso país já possuiu estradas de ferro (que ainda existem mas estão abandonadas), que ligam várias regiões entre si.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 25/05/2018
Reeditado em 25/05/2018
Código do texto: T6345936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.