Gincana Vocabular

GINCANA VOCABULAR

(Uma aterrissagem providencial)

Dois jovens estudantes disputavam despretensiosamente entre si uma espécie de gincana vocabular.

O objetivo era identificar se era possível formar palavras existentes na língua portuguesa, dissílabas, cuja primeira sílaba fosse formada por uma mesma consoante e uma vogal diferente, desconsiderando acentos gráficos.

O primeiro jovem, após longa pausa, disse: “Para, Pera, Pira, ( ), Pura, ... e após mais algum tempo, resignado, declarou: desisto! ”.

O segundo rapaz lucubrou bastante. Quando estava também a ponto de desistir, olhou fixamente para a janela e com um riso contido falou:

“ Balha (teia que dividia a liça nos torneios de cavalaria);

Bilha (vaso bojudo e de gargalo estreito, geralmente de barro, usada

para água e outros líquidos);

Bolha (acúmulo de serosidade, linfa, pus ou sangue na pele devido a

inflamação, queimadura, atrito);

Bulha (ruído ou gritaria de uma ou mais pessoas) ”;

"A última palavra você encontra na janela." Falou ao colega, apontando para “a Belha” que tinha acabado de pousar no vidro.

.....................................................................................................

<** CONVITE **>

Caro leitor, escritor ou não: Se você gostou deste texto ou se tem alguma ressalva sobre ele, é muito importante que VOCÊ COMENTE expressando a sua opinião. Talvez você não saiba, mas o seu comentário, seja um elogio ou uma crítica funciona como uma espécie de bússola, sinalizando se nós, poetas, contistas, frasistas, romancistas, pensadores, cronistas, enfim, operadores da literatura, estamos no caminho certo, no sentido de atingir o seu coração. Embora algumas vezes o nosso trabalho tenha um caráter mais intimista, muitas outras vezes nossos escritos são feitos PARA VOCÊ, QUERIDO LEITOR, pois é você que é a causa da nossa existência literária. Portanto, sem mais delongas, convido-lhes a comentar este e outros textos meus e de outros autores. Ficaremos muito felizes em "ouvi-lo" qualquer que seja o teor das suas palavras. Um grande abraço e obrigado pela acolhida.

.................................................................................................

© Leonardo do Eirado Silva Gonçalves

04 de maio de 2018

Leonardo do Eirado
Enviado por Leonardo do Eirado em 29/05/2018
Reeditado em 25/06/2018
Código do texto: T6349333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.