Carteira

Da série: PARÔNIMOS NOSSOS DE CADA DIA.

(Não quero esmolas, apenas uns trocadilhos)

Carteira

De uma hora para outra uma sucessão de furtos acometeu a cidade de Iracema de Alencar. Gatunos de mãos-leves conseguiam, como por magnetismo, atrair dos bolsos traseiros das calças masculinas os porta-cédulas. Só queriam mesmo o dinheiro.

Concluída a retirada, o artefato de couro era abandonado em via ou praça pública ou ainda em terreno privado, conforme o local da desova.

A polícia, com número reduzido de agentes, recolhia os itens abandonados e os levava para a seção de Achados e Perdidos dos Correios.

Nesta mesma época, a citada empresa pública recebeu um contingente extra de novos profissionais, aprovados por concurso público no ano anterior. O grupo era formado predominantemente por belas mulheres, registradas na CTPS como entregadoras de correspondências e que em futuro próximo desempenhariam esta função. Momentaneamente, devido à grande quantidade de objetos a serem reavidos pelos legítimos donos, por questões de necessidade operacional, incumbir-se-iam da triagem e devolução dos mesmos, quando reclamados pelas respectivas vítimas, após, é claro, os procedimentos assecuratórios da identidade dos proprietários.

A beleza das representantes do sexo feminino, não devia nada à beleza de Afrodite, Vênus, ou Helena de Tróia, seja qual for o viés mitológico cotejado.

Isto posto, cumpre-me informar que toda a população adulta de homens da cidade, sabedora dos atributos estéticos das recém contratadas funcionárias da empresa postal, afluiu de chofre à agência dos Correios, mais especificamente ao setor de Achados e Perdidos. Chegando lá, tomados de basbaque, tartamudeavam e produziam suores “testosteronizados”. Quando perguntados sobre o que desejavam, os homens, vítimas reais dos furtos ou de conveniência, após vencerem o estágio de estupefação, diziam: Eu vim à procura de uma carteira, de uma bela carteira.

...............................................................................................

<** CONVITE **>

Caro leitor, escritor ou não: Se você gostou deste texto ou se tem alguma ressalva sobre ele, é muito importante que VOCÊ COMENTE expressando a sua opinião. Talvez você não saiba, mas o seu comentário, seja um elogio ou uma crítica funciona como uma espécie de bússola, sinalizando se nós, poetas, contistas, frasistas, romancistas, pensadores, cronistas, enfim, operadores da literatura, estamos no caminho certo, no sentido de atingir o seu coração. Embora algumas vezes o nosso trabalho tenha um caráter mais intimista, muitas outras vezes nossos escritos são feitos PARA VOCÊ, QUERIDO LEITOR, pois é você que é a causa da nossa existência literária. Portanto, sem mais delongas, convido-lhes a comentar este e outros textos meus e de outros autores. Ficaremos muito felizes em "ouvi-lo" qualquer que seja o teor das suas palavras. Um grande abraço e obrigado pela acolhida.

.....................................................................................................

© Leonardo do Eirado Silva Gonçalves

Leonardo do Eirado
Enviado por Leonardo do Eirado em 11/06/2018
Reeditado em 25/06/2018
Código do texto: T6361816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.