Alienados e alienistas

Tudo, tudo que acontece ao nosso redor é motivo pra reflexão...até mesmo aquilo que ontem desprezamos como inútil, supérfluo ou alienante...hoje pode ter outra conotação...Se a gente parar pra refletir.

Hoje, ao sair de casa, propositalmente desviei de meu caminho rotineiro.Procurei um canto mais tranquilo pra fazer compras..lugar que imaginei mais tranquilo, nada que me lembrasse essa euforia futebolística,coisa que andava me irritando muito ultimamente. Mas não contava com a minha péssima intuição para acertar o alvo - ou quem sabe estava tão fora da realidade que fui parar exatamento no oposto do que desejava. Enfim, entrei numa loja de utilidades para comprar uma chave de fenda..e eis que, de repente, me vi envolta num mar de verde-amarelo, cornetas tocando..mães, pais, crianças...(só faltaram cachorros, gatos e papagaios), comprando camisetas, bandeirolas,apitos e as tão famigeradas cornetas..Filas enormes, muita agitação...e porque não dizer, muita alegria.

Por instantes me senti em outro planeta...literalmente abduzida. E até pensei em sair, ganhar a rua e chegar correndo em casa.

No entanto, talvez porque estivesse com mais paciência do que o que o habitual, resolvi ir avante e comprar o que pretendia. Afinal, pensei, não é certo ser inluenciada por uma porção de gente, se estou precisando de uma ferramenta tão fácil de achar. Persisti, e finalmente cheguei ao meu objetivo, não sem levar umas boas cotoveladas, quase atropelada por uns tantos carrinhos de bebê, e tudo isso ao som de cornetas insistentes, que os funcionários da loja tocavam por toda parte. A muito custo, enfim, consegui passar pelo caixa, paguei e saí.

Mas,pensando bem não saí completamente ilesa. Acompanhou-me por um tempo o som das cornetas e mais do que isso, um sentimento quase de alegria...sei lá.

O meu lado racional diz que tudo isso parece alienação...Há pouquissimo tempo estavamos vivendo o pesadelo de uma greve que parecia interminável...e há muito, muito mais tempo (tempo demais) com essa política insana...corrupta e quase sem opções...(que continua sendo o pano de fundo de toda nossa vida neste país)...E, momentâneamente tudo isso parece virar fumaça, diante de uma novidade, uma festa coletiva...quase brincadeira de criança, convidando todo mundo a comemorar, não sei o que.

Quero dizer, parece que é pelo futebol, parece que é pela seleção, parece que é pelo patriotismo..parece que é pra honrar a camisa. Parece que é por coisas assim...No entanto, acho que inconscientemente todo mundo sabe que é apenas mais uma maneira de comemorar a vida, como ela se apresenta.

É mais uma busca por significados, tradições, recordações de alegrias anteriores, reunião de pessoas e amigos...motivos estes que todas as decepções não conseguem destruir. Algo que nem a mais extrema racionalidade consegue sufocar.

Não sei se é alienação. E se for, o que a gente vê pelo mundo afora é muito alienado solto por aí.em países de primeiro, segundo (?) e terceiro mundo...Atentos às telas de tv, torcendo pelo seu país, ou simplesmente apreciando um espetáculo dos melhores do mundo.E até brigando ou se confratenizando por isso...

Então, estou começando a concluir que se o Simão Bacamarte ainda estivesse por aí, internaria todos os torcedores na Casa Verde ou vice-versa. Até decidir o que realmente é "normal" ou não...hahaha

Mareluz
Enviado por Mareluz em 16/06/2018
Código do texto: T6366089
Classificação de conteúdo: seguro