Subestimar, o verbo da babaquice

Nunca se deve subestimar os outros. Quem faz isso se dá mal. Tudo bem, quase ninguém escapa a surtos de bobeira e de alguma forma subestima outros, principalmente quando a superioridade de algo é evidente e até gritante. Mas, mesmo assim, seguro morreu de velho, e é bom sempre escapar à tentação de subestimar algo ou os outros. Subestimar, hermanas e hermanos, é o verbo da babaquice.

Sou um cara fascinado por futebol, inclusive, pasmem, dei meus chutinhos na Drible número cinco *(conhecida de Aragón), apesar da asma crônica, mas foi uma "carreira fugaz", desisti ligeiro, sem fôlego não se joga futebol. Mas ainda participei até de jogos noutras cidades. Bom, no futebol aprendi jogado e acompanhando algo: não se deve subestimar nenhum adversário porque as surpresas são tantas, tantas, tantas... No futebol são onze contra onze. Vamos supor que o time A tem onze craques, e que o time B possua onze pernas de pau. É lógico, portanto, que o time A é favorito e pode afirmar que a vitória são favas contadas. Certo? Nem sempre, h´pa controvérsias. E supresas, às vezes os pernas de pau vencem os caraques. Por quê? Sei lá, mangueira, não sei, como diz o samba. A verdade é que futebol não tem lógica e os deus do futebol gosta de aprontrar.

Sempre assisti - depois que deixei de ir aos estádios - futebol pela tevê com o som desligado. Por quê? Para não ouvir as besteiras dos narradores e comentaristas. Tirante Tostão e mais uns dois ou três que anão são da grande mídia, esses caras são uns babacas e cínicos. Gostam de subestimar os times mais fracos, desdenhar dos pequenos, idolatrar ídolos de meia tigela. Detalhe: começam incensando determinado time, determinados jogadores, num frisson arretado, quando não dá o resultado esperado começam a esculhambar, sem analisar, sem fazerr autocrítica. Um horror. São, repito, babacas e cínicos.

Depois doempate do Brasil com a Suiça já estão buscando culpados, mas foi justamente a imprensa quem subestimou a Suiça.Foi ela que passou a semana todinha, princpalmente a Globo, endeusando os jogadores, como se eles fossem semideuses. Agora querem malhar um judas. Não têm moral.

Não sei se o Brasil vai vencer a copa, não estou preocupado com isso, mas acho que a mídia deveria ser mais contida, em futebol nao se subestima adversário. Quanto a Tite que a midia vem apontando como o grande salvador da pátria deviama maneirar um pouco, as substituições que fez hoje foram todas erradas. Mas não vão malhar Tite porque ele faz parte do marketing que sustenta essa mídia parcial.

Até agora o melhor time foi o da Islândia, o mais alegre, a surpresa, o que gastou menos com a copa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/06/2018
Código do texto: T6366751
Classificação de conteúdo: seguro