Sou Rei da minha simpatia

Há sentimentos que não conseguimos controlar enem evitar. A simpatia é um deles. Falei que não conseguimos controlar nem evitar, mas acrescento que não conseguimos explicar. Simpatia não se explica. Por quê? Porque não é algo logico. Vou tentar explicar: às vezes. simpatizamos com algo ou alguém que tínhamos tudo para antipatizar, e, claro, há o vice-versa.

Por que sou Botafogo se tinha tudo para ser Flamengo? Por que gosto mais de bolero do que de samba-canção que talvez tenha mais a ver comigo? Por que sendo esquerdista gosto muito mais do azul do que do vermelho? Por que simpatizo com A e não com B, se esse B tem as mesmas idéias que eu, afina em muita coisa, gostos, costumes...? Sei lá o porquê... A simpatia é danada de estranha. Mas existe e ninguém doma ou controla.

Não, devido à simpatia não julgo com base nela, não cometo injustiça. Mas que tenho minhas simpatias, tenho-as e não nego, faço até reclame delas. E, confesso, não tem nada a ver com credo, raça, ideologia... A simpatia é inexplicável.

Vejam bem, até aqui neste RL exercitamos o sentimento da simpatia. Tudo bem, às vezes discordamos pontualmente, várias hermanas e hermanos pensam diferente de mim politicamente, sem que isso influa na simpatia, por que iria anular esse sentimento? Como nasce a simpatia, eu penso que tem muito da maneira de ser da pessoa, converge estilo de vida, gostos, linguajar, identidade em matéria de encarar o cotiidiano e, claro, tambem tem muito de humor, confiança, empatia, enfim, a tal simpatia que ninguém explica. Acho também que há sempre também a possibilidade de se trocar idéias sem se agredir, sem se desdenhar, sem querer ser pai da matéria. Sem d´puvida nenhuma aprendi muito com as hermanas e hermanos deste RL, inclusive geogragia, história e usos e costumes. Não vou nominar que não sou besta, mas aprendi coisas aqui que era simplesmente ignorante, foram meus professores. Sei que em troca dei apenas mus causos, alguma coisa do sertão e agreste do meu Pernambuco.

Sei que estou me estendendo, a mania daquela conversa de tapioca mordeu beiju, mas sempre que reflito sobre a simpatia eu recordo o poema de Álvaro de Campos, um dos herônimosde Fernando Pessoa, o nome do poema, salvo engano, é "Serei tudo de todas as maneras", Maria Bethânia, num dos seus Lps e shows, recitava justamente a parte do poema que disseca a simpatia. Vou transcrever o trecho que ela declamava:

"... Eu quero ser sempre aquilo com quem simpatizo,/ Eu torno-me sempre, mais tarde ou mais cedo,/ Aquilo com quem simpatizo, seja uma pedra ou uma ânsia,/ Seja uma flor ou uma ideia abstrata,/ Seja auma multidão ou um modo de interpretar Deus./ E eu simpatizo com tudo./ São-me simpáticos os homens superiores porque são superiores,/ E são-me simpáticos os homens inferiores porque são superiores também,/ Porque ser inferior é diferente de ser superior´,/ E por isso é uma superioridade acertos momentos de visão./ Simpatizo com alguns homens pelas suas qualidades de caráter,/ E simpatizo com outros pela sua falta dessas qualidades./ E com outros simpatizo ór simpatizar com eles./ E há momentos absolutamente orgânicos em que esses são todos sos homens./ Sim, coo sou rei absoluto da minha simpatia./ Basta que ela exista para que tenha razão de ser...".

Depois a musa cantava "Volta por cima" de Vanzolini e minha simpatia se transformava em lágrimas de emoção. Sou um chorão. Inté.

P.S. Estou entrando com um pedido ao Itamaraty para que traga de volta de Moscou a nossa Norminha. Estou achando que está na Copa. Juro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/06/2018
Código do texto: T6367742
Classificação de conteúdo: seguro