Morena Rosa na reunião de Cúpula Trump-Kim

Morena Rosa, rebocada de rouge e baton, famosa após ser homenageada no Rio Grande do Sul com uma música que leva seu nome (“O tranco da Morena Rosa”), acaba de ser convidada como agente secreto especial freelancer do Pentágono dos Estados Unidos para participar na Terça-feira, 12 de junho, da reunião de cúpula entre Donald Trump e Kim Jong Un na Ilha Santosa em Cingapura, cidade-estado no sudeste asiático. Esta forma com Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan os quatro Tigres Asiáticos.

A bela jovem encontra-se na cidade do Alegrete, neste estado do sul do Brasil, tomando um chimarrão com seu marido num galpãozinho no fundo do terreno naquela manhã de Sábado em que a geada mais uma vez cobriu os campos, sofrenando o vento minuano para mostrar que desta vez o frio veio para ficar.

Enquanto com uma caneta vai rabiscando as escalas dos aviões que a levarão até Cingapura, vai tecendo comentários sobre as recentes cúpulas governamentais entre países.

- Elas são como os catalizadores para as reações químicas. Ainda que pareçam inúteis como meras sessões de fotos, são necessárias para trazer à luz processos diplomáticos libertadores. Que saia daí, agora, um tratado meticulosamente elaborado estabelecido sobre pontos firmes é pedir demais...

Entre um chimarrão e outro, esse casal de quero-queros passa em revista as memoráveis cúpulas de Yalta entre Churchill, Stalin e Roosevelt em 1945, a de Pequim com Nixon e Mao em 1972 e a de Reykjavik com Reagan e Gorbachov em 1986.

Abração e beijão no maridão e lá vai ela de novo animada rumo ao aeroporto do Alegrete! Desta vez, para a reunião de cúpula entre Trump e Kim. Com escalas em Porto Alegre, São Paulo, Cidade do Cabo e Seul, ela chega três dias depois, no começo da manhã, num Audi tt branco no estacionamento do luxuoso Hotel Capela Santosa de Cingapura. Quarteirões em volta do hotel estão tomados por soldados armados até os dentes, garantido a segurança.

Ela sai do carro... Linda mulher morena gaúcha de vinte oito anos, cabelos cacheados e olhos verdes. Vestida com um tailleur azul marinho próprio para reuniões diplomáticas com mandatários presentes, vê aquele imenso estacionamento quase vazio e aproveita para desfilar...

Lá vem ela! Bela representante feminina da espécie “Homo sapiens”, chegando na consagração de uma missão diplomática deflagrada por ela quando, em recente visita à Coreia do Norte, chamou o governante Kim Jong Un visivelmente emocionado de “amigo”!

Quem no auge da vivência de sua faixa etária não gosta de mostrar as suas melhores expressões e qualidades pessoais? Não é um faniquito de vaidade... É a expressão da beleza da obra de arte que não consegue se esconder!

Ao chegar no Hall de entrada do hotel, estão ali os dois mandatários recém-chegados cercados por jornalistas estrangeiros e operadores de câmera de televisão ávidos por entrevistas. Morena Rosa logo se vê assediada da mesma forma. Responderá as perguntas como componente do corpo diplomático norte-americano.

MUNDO MAX: Morena Rosa, qual é a importância desta Cúpula entre os governantes Donald Trump e Kim Jong Un?

- O que ocorre aqui hoje é o que eu chamo de “quebradura do espaço-tempo”. Num período muito curto de tempo em que estávamos descendo montanha abaixo em alta velocidade rumo à desgraça, subitamente tudo se inverteu e agora somos um foguete cruzando o mais alto do céu... Só Deus mesmo!

O fato é que está em franca eclosão na consciência humana no mundo atual o movimento feminista, a consciência ecológica e os direitos humanos. Uma guerra é um sinal de vetor contrário, de burrice, prova de que não aprendemos nada com o passado... É um absurdo, uma insensatez, uma terra arrasada em que todos perdem! Em 1955, o astrofísico Albert Einstein, o filósofo Bertrand Russel e outros importantes cientistas e intelectuais lançaram um importante manifesto defendendo o desarmamento nuclear. O contexto geopolítico da época era o da Guerra Fria e a fraqueza das Nações Unidas como garantia da paz. Eis um trecho do manifesto:

“Quase todas as pessoas que são politicamente conscientes têm fortes sentimentos sobre o comunismo e o anticomunismo. Mas queremos que vocês, se puderem, deixem de lado tais sentimentos e considerem vocês mesmos como membros de uma espécie biológica que teve uma história surpreendente e cujo desaparecimento nenhum de nós pode desejar”.

“Devemos aprender a pensar de uma maneira nova. Devemos aprender a nos perguntar não que passos podem ser dados para garantir a vitória militar a qualquer grupo que prefiramos, já que não há mais tais passos... A questão que devemos nos fazer é: que passos devem ser dados para evitar um conflito militar cujo resultado será catastrófico para todas as partes?”

Devemos arrumar este mundo com primor como se fosse a nossa casa! Neste ponto, não se admitem mais descuidos.

CNN: Morena Rosa, por que a democracia no mundo, hoje, está em crise?

- A democracia baseia-se na ideia central da dignidade humana e valores morais universais que devem ser cuidados e cultivados: a verdade, a responsabilidade, a compaixão e a beleza das conquistas pessoais e das relações familiares. O problema é que atualmente o governante não se preocupa mais com governar e nem o político com o povo que o elegeu... Falta retidão moral. Um governante e um político deveriam receber formação correspondente para o exercício do cargo. Enquanto isso não acontecer, estaremos à deriva... Veja o caso do Brasil: os que estão no governo fizeram tudo para chegar lá sem o voto e farão tudo para não sair de lá... É o desgoverno institucionalizado.

UNIVISIÓN NOTÍCIAS: Morena Rosa, Kim Jong Un é o líder de uma das ditaduras mais férreas e fechadas do mundo com 100.000 pessoas detidas como presos políticos segundo a Anistia Internacional. Acredita que ele seja um interlocutor diplomático confiável?

- Calma! Estamos começando do zero... Está despontando no horizonte um ambiente favorável de confiança mútua... Logo após esta cúpula, iremos uma equipe diplomática plurinacional para Pequim com o governante da Coreia do Norte Kim Jong Un. Lá, ele terá uma reunião à portas fechadas com o presidente da China Xi Jinping. Depois, iremos com o Presidente Kim para a capital da Coreia do Norte Pyongyang. Fomos convidados para passear em seu país. A vida é muito mais do que libertação imediata de prisioneiros, reuniões de trabalho diplomáticas homologadoras e fidelidade a acordos... É uma questão de bem-estar e amizade!

Morena Rosa cumprimenta formalmente os presidentes Donald Trump e Kim Jong Un, seus amigos pessoais. Todos dirigem-se para o almoço.

Miguel Wetternick
Enviado por Miguel Wetternick em 20/06/2018
Reeditado em 27/05/2019
Código do texto: T6369228
Classificação de conteúdo: seguro