Trocadilhando (3 pequenas estórias)

Da série: PARÔNIMOS NOSSOS DE CADA DIA.

(Não quero esmolas, apenas uns trocadilhos)

INTROSPECÇÃO

Estudos científicos comprovaram que a prática de futebol de mesa torna as pessoas mais introspectivas: elas passam a falar ainda mais com os seus botões.

INCAPACIDADE

O povo daquela redondeza era tão insipiente, mas tão insipiente que não conseguiam levar a termo nenhuma tarefa que começava; todas elas eram abortadas no começo, em fase inicial. Daí ficarem conhecidos como os Insipientes Incipientes.

DÚVIDA

Cândida, de fato, destacava-se na selva em que vivia. Contrariando Augusto dos Anjos, mesmo morando entre feras, não se sentia como uma delas [nota 1]. Ao contrário: era a própria expressão do seu nome: candura.

Por isso que todos dela gostavam; bem mais: a admiravam.

Ninguém tinha paciência para mais nada só ela; a todos e tudo Cândida suportava.

Resolveram, desta forma, elegê-la como presidente da STR - Sociedade de Tolerância da Região. Lançaram seu nome à escolha dos jurados. No entanto, no momento da escolha, muitos, estranhamente sublevaram-se. Diziam incrédulos: será mesmo que a todos Cândida atura? Será mesmo a melhor Candidatura?

Nota: [1] Referência indireta a versos do poema "Versos Íntimos" de Augusto dos Anjos (1884-1914)

....................................................................................................

<** CONVITE **>

Caro leitor, escritor ou não: Se você gostou deste texto ou se tem alguma ressalva sobre ele, é muito importante que VOCÊ COMENTE expressando a sua opinião. Talvez você não saiba, mas o seu comentário, seja um elogio ou uma crítica funciona como uma espécie de bússola, sinalizando se nós, poetas, contistas, frasistas, romancistas, pensadores, cronistas, enfim, operadores da literatura, estamos no caminho certo, no sentido de atingir o seu coração. Embora algumas vezes o nosso trabalho tenha um caráter mais intimista, muitas outras vezes nossos escritos são feitos PARA VOCÊ, QUERIDO LEITOR, pois é você que é a causa da nossa existência literária. Portanto, sem mais delongas, convido-lhe a comentar este e outros textos meus e de outros autores. Ficaremos muito felizes em "ouvi-lo" qualquer que seja o teor das suas palavras. Um grande abraço e obrigado pela acolhida.

....................................................................................................

© Leonardo do Eirado Silva Gonçalves

Leonardo do Eirado
Enviado por Leonardo do Eirado em 22/06/2018
Reeditado em 25/06/2018
Código do texto: T6370706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.