ENTRE A VIDA E A MORTE

Sabemos quão ásperas e sutis, são nossas relações com estes dois fatores que norteiam o caminhar da humanidade, a depender das circunstâncias.

Os estudiosos da Ciência, debatem incontáveis teses, baseadas na trajetória histórica e na própria natureza prática de tais relações inter-seres, iniciando-se tais estudos pela ‘Lei da Sobrevivência’, passando por usura, ganância, inveja, luxúria, pelo amor e pelo ódio e pela conquista ou pela manutenção do poder domínio do Homem sobre o seu semelhante.

Em tempos idos era comum que tribos maiores tomassem de assalto pequenas aglomerações, visando pilhar seus pertences, gêneros alimentícios, mão de obra escrava, poupando as mulheres as quais faziam de concubinas. Alguns líderes costumavam poupar crianças em tenra idade. Os guerreiros e os velhos eram chacinados sem piedade, evitando-se futuras vinganças e eventuais perdas de poder.

Se observarmos os dias atuais, podemos concluir que a humanidade não mudou tanto. O Homem criou Constituições, Leis, Tratados e Acordos Internacionais. Os poderes foram se formalizando, de acordo com fatores ideológicos e/ou por grau de civilidade e liberdade de pensamento. Entretanto, há muitos locais em que o ser humano, sequer, tem o direito de ‘pensar’, muito menos de expressar seu pensamento. Vejamos o que aconteceu na Rússia na semana passada (junho 2018), quando um cidadão inglês foi detido em Moscou, apenas porque protestava exibindo um ‘cartaz’ com frases alusivas à impossibilidade de manifestação da comunidade LGBT. As autoridades apontaram um decreto pelo qual o governo proibiu ‘manifestações públicas’ sobre o tema. Portanto, não estamos tão distantes assim, da idade da pedra!

Hoje existem inúmeras ‘organizações’ representativas dos governos que comandam, em tese, a vida no Planeta. Não vou citá-las, por crer desnecessário.

No setor Comercial, Político, de Direitos Humanos, de Crimes de Guerra, etc, etc. foram criados enormes ‘cabides de emprego’. Ali são designados a peso de ouro, centenas e centenas de representantes dos governos legalmente constituídos, com aprovação de tais organizações. E ainda existe um ‘Conselho de Segurança’, onde meia-dúzia de ‘potências’ podem determinar genocídios e uso de armas químicas, nucleares, ou seu desenvolvimento, em qualquer parte!

A Ciência evoluiu. O conhecimento se especializou. Em alguns poucos países, a renda diminuiu a desigualdade entre as pessoas. Na maioria, não. Estamos retroagindo à era jurássica. E a cada dia o jargão “Comida pouca, meu pirão primeiro” parece um objetivo. Infelizmente!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 24/06/2018
Código do texto: T6372409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.