A Estética da Síntese - BVIW
 
Tantas vezes definidas a estética desperta o humano dentro de nós: faz acordar a empatia para olharmos e buscarmos, com a ótica artística, aquilo que nos envolve.
 
Quando somos jovens nos iludimos achando que tudo é eterno e que só vale a beleza juvenil. Mas tudo perece!
 
Reverbera em mim os versos de Bishop “A arte de perder não é nenhum mistério”. Há estética em perder? Perdemos sempre! Há estética em envelhecer?
 
Ontem eu estava 24 horas adiantadas. Resolvi dar um tempo para o curso de Teatro, Pilates, Natação e resolvi tirar tempo para as aulas rítmicas da academia. Fui para a aula de Zumba, mas a aula seria só no dia seguinte. Achei que o texto que escrevi era para ser publicado ontem. Mas a publicação é hoje.
 
Percebi que estou esquecendo e rompendo com o tempo cronológico. Mas isto é apenas um eufemismo para dizer que estou envelhecendo. Há estética no envelhecimento? Há arte sim! Há estética quando  eu compreendo isto e faço motivo de riso e compreensão para entender minha limitação e o processo de ordem natural.
 
No texto que publiquei ontem eu lancei um questionamento – hábito de professor de história! Utilizo desta crônica para responder: Sim, há ARTE naquele tipo de  produção de texto. Por que a POESIA é a própria síntese: arte de dizer muito com o mínimo de palavras possíveis.
 
Há toda uma estética na síntese, filosofei.
 
 
Texto publicado antecipadamente ontem com o questionamento:
https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/6380461
 
 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 04/07/2018
 
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.
 
 
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Então curta a página POETAR:
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte
 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 04/07/2018
Reeditado em 04/07/2018
Código do texto: T6381386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.