COPA DO MUNDO

Tenho uma amiga muito cara e preparada, que teceu comentários sobre reações de algumas pessoas relativamente à seleção brasileira e ao torcer por tal ou qual país. Como as observações pareceram-me apropriadas e interessantes, pretendi secundá-la e postei em sua página a seguinte contribuição: “ Cara amiga, só quem vive fora do "mundo da BOLA" para operar tão incoerentes relações, infelizmente, há gente que "desperta" numa Copa de Mundo, sempre absorvente, e sai misturando alhos com bugalhos, se achando ainda "engajada"...É dose pra mamute! É de algum modo parecido com o argumento maluco de não querer casar-se com uma alemã em função do Hitler ou com russa, por causa do Stalin...Adoro o França, como sabes, mas JAMAIS torceria por ela, nesta Copa, por nos ter desclassificado duas vezes e nos massacrado na final de 98!!...Qualquer outra está de bom tamanho, mas prefiro Bélgica ou Croácia, que nunca chegaram lá...e NÃO SÃO NOSSAS RIVAIS HISTÓRICAS, no futebol. Mas será um torcer moderado, pois só vibraria muito com o Brasil e, depois, Portugal, é claro.” Obviamente, torci muito para o Brasil, mas nunca me enganei e acreditei que nossa seleção fosse favorita. Sempre afirmei que a Copa ficaria com França, Uruguai, Bélgica ou Croácia e achava que o Brasil, se embalasse bem na competição, estaria no páreo. Respeitava a Alemanha, a Suíça e a Argentina, mas tiveram desempenho ou abaixo da crítica ou pouco efetivo. Não apostava em Portugal e Espanha e me surpreendi muito com a Rússia. Não vou analisar em detalhes nossa seleção, mas foi, na Copa, apenas sombra de outras competições. Concordo que nenhum dos elencados entraria como titular na Seleção campeã de 2002, nem Neymar. O futebol evoluiu mundo afora, sendo importantes, hoje, o tamanho, a velocidade e o preparo físico. O mundo da Bola, com tanta interação, difundiu os fundamentos do esporte e aperfeiçoou a necessária habilidade em quase todos os países. A seleção brasileira é boa, não vamos agora desprezá-la, mas não vive um bom momento e precisa de revisão em muitos aspectos. Creio que restaram na Copa as três melhores, mais Inglaterra, bastante competitiva.