A CAVERNA
 
O que é imagem?
Coisa importante é o imaginário.
 
Desde quando o ser humano  se tornou  um ser pensante a imagem ganhou  importância.  Ela é capital para o individuo e a coletividade  compreender  o espaço geográfico e o tempo histórico. Surgiu o imaginário pessoal e coletivo. São destes imaginários que se cria a cultura de um povo e a compreensão de si mesmo, da pessoa humana que se é.
 
Foi  criada a ARTE e posteriormente a RELIGIÃO. São estas expressões sistemas de símbolos que criam  conceitos abstratos. E além dos conceitos materiais, relacionados às necessidades básicas da vida, são os abstratos que regem a sobrevida. A sobrevida, a sobrevivência, cria as necessidades sociais com a interação e interpretação do simbolismo.
 
Desde quando o ser humano se  entende como gente, e não mais como animal, ele busca a evolução. Para isto as artes e as alegorias lhe apaziguam a psique ou a alma. O consciente e o subconsciente. O consciente reproduz a fala que todos reconhecem como normal. O inconsciente grita aquilo que foge aos padrões sociais e que o individuo  quer esconder e o coletivo também.
 
A imagem é assunto, para a evolução pessoal e social, desde o Mito da Caverna com os gregos e os filósofos até a contemporaneidade com a Psicologia e seus doutores.
 
Se antes do pós-moderno estes assuntos ficavam restritos à filosofia e à ciência, agora se tornaram democraticamente compartilhados nas redes sociais para quem deles quiserem se servir  e derem conta de compreender as complexidades.
 
Desta forma o sítio da internet chamado “Grande Arte de Ser Feliz”*¹ publicou um artigo assinado por Josie Conti*² com título de “20 frases de Carl Jung que Economizam 10 anos de Terapia”. Deste rol eu destaquei de importância para a minha compreensão pessoal as que trazem naquela lista a seguinte numeração:
 
 “1. “Até que você torne o inconsciente em consciente, aquele irá direcionar a sua vida e você irá chamá-lo de destino.”
11. “A depressão é como uma mulher vestida de preto. Se ela aparecer, não a afaste. Convide-a para entrar, ofereça-lhe um assento, trate-a como uma convidada e ouça o que ela tem a dizer.”
12. “Um homem que não tenha passado pelo inferno de suas paixões, nunca irá superá-las.”
14. “O pêndulo da mente oscila entre sentido e absurdo, não entre certo e errado.”
 
E ao escrever esta crônica lembrei-me de Adriana Calcanhoto cantado Rermix  Século XX*³. Fui lá e peguei no Tabuleiro do Século XXI não só palavras, mas quatro frases listadas segundo a psicóloga Josie e    compartilhei    aqui.
 


https://www.agrandeartedeserfeliz.com/20-frases-de-carl-jung-que-economizam-10-anos-de-terapia/
https://www.contioutra.com/author/josie-conti/
https://www.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/75160/
 



Leonardo Lisbôa
Barbacena, 10/05/2018
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.
L.L..
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Então curta a página POETAR:
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte
 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 13/07/2018
Código do texto: T6389039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.