FALSOS SOLITÁRIOS

Serão incontáveis as vezes que nos sentimos sós, em meio a uma multidão. Isso já foi cantado em prosa e verso e a palavra solidão se transformou em algo que tem tanta forma de sentir que já deve estar entre as palavras de significado mais abstrato de nossa língua.

Quando uma criança me perguntou o que era um quadro abstrato, eu respondi, apontando para uma pintura, explicando que ali não se via um desenho definido, ao que ela contestou dizendo ter ali a figura de uma boneca de pano. Penso que a solidão está com esse tipo de visão. Depende sempre do observador ou daquele que a está sentindo. Por vezes ninguém a está sentindo, mas quem analisa erradamente uma pessoa como vivendo em solidão e ela mesma nem se dá conta, ou acha que é apenas esquizofrenia de quem está pensando assim.

Casos de falsa solidão são incontáveis, mas quem está pelo lado de fora de uma vida jamais poderá analisar o que faz um indivíduo se sentir em estado de solidão.

Uma coisa é certa: a palavra está errada, pois solidão deveria significar apenas alguém sem outro alguém por perto, e, no entanto, solidão se transformou em um estado de espírito, que não pode e nem deve ser analisado por quem apenas observa. Está dentro da maneira de ser de cada um e jamais na ausência de quem quer que seja.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 14/07/2018
Reeditado em 14/07/2018
Código do texto: T6389648
Classificação de conteúdo: seguro