Você me ama?

Outro dia fui surpreendida por um menino com a pergunta "você me ama?" e parei o que estava fazendo. Nunca um aluno questionou-me com indagações tão profundas,que vem lá das entranhas do coração, como essa. Disse que sim,de verdade. É difícil não gostar de um aluno,não tem o porquê , salvo alguns casos graves que se vê por aí.

Isso fez pensar em muitas coisas.Uma,é como não damos tanta atenção as nossas crianças e pré-adolescentes,pois estão numa fase de muita transição psicológica e física. Outra, a falta de tempo dos pais e da família por causa do trabalho. As crianças vão vivendo no seu mundinho particular,com uma linguagem que só elas entendem (computador, joguinhos, leituras de gibis quando é fã,etc).

Além disso,vemos a auto-estima delas decair,sem incentivo,sem aconselhamento pra vida,mostrar objetivos (capacidades, talentos, habilidades,por exemplo),muitas vezes,feitos pelos sistemas escolar e ou familiar. Nem irei falar aqui sobre o bullying,que é assunto pra outro texto.

Também me fez ver e olhar mais de perto essa pergunta.Porque percebi o que poucos conseguem ver: o quanto crianças e pré-adolescentes com alguma necessidade especial sentem,como a Síndrome de Asperguer(quase Autismo). O garoto sente as coisas a sua volta tão profundamente ,pois o falar mais alto já lhe dói os ouvidos, os comentários mais "inocentes" pra ele são muito sérios,entra em revolta e se refugia na leitura de gibis.Na suas manias metódicas de leituras variadas também, desenvolvendo uma inteligência incomum para sua idade e, consequentemente, entrando em conflito com colegas e professores,porque mostra sua opinião sobre o que considera certo e errado do que vê e sente. Ele gosta ou não gosta . E nós,adultos,ainda não estamos preparados pra lidar com essas diferenças. Será um longo processo de adaptação.

Mas o mundo tecnológico chegou pra nos mostrar mudanças em todos os setores da nossa vida, inclusive de ouvir uma pergunta dessas de sopetão e escolher a melhor resposta pra ela. Afinal, a banda Legião Urbana já dizia "Amar os outros como se não houvesse amanhã."