Resenha das(minhas)copas

Acompanho copas desde o mundial de 78,quando assisti,incrédulo,a Argentina golear o Peru e desclassificar o Brasil,que transformou-se no "campeão moral"do certame.

Foi um duro golpe para um menino de quase dez anos.

Mas tenho boas lembranças daquele torneio:os gols de Roberto dinamite,centroavante do meu Vasco da gama,o efeito do chute de Nelinho,que enganou o goleiro Zoff na decisão do terceiro lugar contra a Itália,as discussões no recreio da escola primária,quando debatíamos quem tinha sido o craque do jogo do dia anterior.Quase saí no tapa com um colega que não gostava do Dinamite.O moleque estava claramente repetindo aquilo que o pai,rubro negro,dizia.Meu pai era vascaíno,mas isso não me influenciava...

Quatro anos depois,na Espanha,nada poderia dar errado;mas havia um Paolo Rossi no caminho...Ainda me lembro do silêncio reinante após o apito final do juiz.Podia-se ouvir o frêmito das asas de uma mosca voando a um quarteirão de distância de minha casa.

Em 86 descobrimos que o brasileiro não sabia bater pênalti.A geração de 82,já sem fôlego,empatou com a frança e perdeu nas penalidades.O lateral Josimar teve seus dias de glória ao marcar,se não me engano,dois gols.No fim,deu Argentina.

Em 90,Maradona e Cannigia nos mandaram para casa mais cedo.Depois de quase não passarem pela fase de grupos,os hermanos se recuperaram e foram à final,novamente com a Alemanha.Desta vez,porém,os chucrutes levaram a melhor.

Em 94...FINALMENTE O TETRA!!!!Viva Romário,Bebeto,Dunga,Parreira e companhia!!O gol de falta do lateral Branco na Holanda,a cotovelada que Leonardo deu no jogador norte americano,os pênaltis na final contra a Itália,disputa que eu vi quase toda embaixo da cama...A primeira vez sempre é especial!

Em 98...A CONVULSÃO!Com dificuldade conseguimos chegar na final,mas um problema médico inutilizou nosso principal jogador.César Sampaio brilhou,Tafarel novamente pegou pênalti,mas foi Zidane quem riu por último.

Em 2002..O PENTA!!!Viva Felipão,Rivaldo e os Ronaldos!!Depois de uma eliminatória sofrível,os ventos mudam:França e Argentina são eliminadas de cara,pegamos um bom chaveamento;no jogo contra a Inglaterra,Ronaldinho gaúcho dá uma arrancada genial e toca para Rivaldo marcar,depois acerta um chute improvável.Ronaldinho fenômeno liquida a Turquia com um gol de bico de chuteira e assegura o penta com mais dois tentos contra a Alemanha.O chato era acompanhar os jogos de madrugada....Foi a copa do mau hálito!

Em 2006,o salto alto e a idade avançada do elenco nos derrubaram.Mais uma vez,a França de Zidane atravessava nosso caminho.Despedida melancólica de uma boa geração.

Em 2010 não tínhamos time e muito menos reservas.Dunga era muito melhor como capitão.

Em 2014...Preciso falar mais alguma coisa além de tudo o que já foi dito?

Tite nos encheu de esperança para 2018.O time não chegou a jogar mal e estava claramente em ascensão,mas não passou pela Bélgica,que joga um futebol milimetricamente planejado.

Neymar precisa deixar de ser ator,pois já é motivo de chacota em várias partes do mundo.Se fosse ele,não sairia do atual clube e tentaria,num primeiro momento,conquistar a Europa.Assim,chegaria no Catar com a credibilidade reconquistada.

Tite deve permanecer no cargo.Não vejo ninguém melhor do que ele no momento.

O futebol brasileiro precisa se modernizar dentro e fora de campo.Os esquemas táticos e a preparação física evoluíram de tal forma,que estamos jogando dama,enquanto nossos adversários,xadrez(palavras do próprio Tite).

Para nós,brasileiros,as copas estão misturadas a lembranças queridas:jogos decisivos assistidos ao lado de parentes que já não estão mais aqui;vitórias suadas,que nos encorajaram a seguir em frente na dura batalha da vida,decepções que nos ensinaram a arte de saber perder com altivez e lisura.

Se dermos a exata dimensão a esse nobre esporte,sem fanatismo e ufanismo,seremos tão felizes quanto uma criança de quase dez anos.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 15/07/2018
Código do texto: T6390946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.