O ÚNICO BARÃO NEGRO DO BRASIL... 8h38min.

Chamou-nos a atenção ontem ao abrirmos nosso provedor o Bol, que citava o nome deste ilustre personagem*, cuja pesquisa resultou num livro. À noite voltamos, pois queríamos terminar a leitura, e não localizamos, acabamos indo para Wikipédia...

Os primeiros anos de sua vida não foram fáceis, “iniciou sua vida como ourives, especializado na confecção de botões de colarinho, era exímio violonista e suplantava sua renda” *...

Já tinha uma família numerosa “e a família sua maior riqueza”, * quando tinha um pouco mais de 30 anos, resolve mudar radicalmente suas atividades, se torna tropeiro, (1860) uma árdua profissão, de muito sacrifício pessoal, pois eram idas e vindas, levando centenas de cabeças de gado, para lugares distantes, para serem negociadas, e do mesmo modo, outros eram trazidos, e também vendidos...

Com esta nova atividade, consegui juntar certo valor para comprar sua primeira fazenda, que já cultivava café, deu seqüencial e ampliou...

Começava ai as multiplicações dos “talentos”, outorgados pelo Supremo Criador, pois todos desejam a riqueza, mas muitos poucos o conseguem, o que dá a entender que muitos a ela vêem “predestinados”, como uma experiência de vida...

Seus bens foram se multiplicando, na compra de novas fazendas, e uma diversidade de investimentos, em ferrovias, bancos, e pasme! Até mesmo em pequenas usinas para gerarem energia elétrica...

Mãos que recebem e mãos que doam, este era o seu lema, alma generosa, sabia dividir os “talentos” recebidos do Supremo Criador, se tornando um benemérito Provedor da Santa Casa de Misericórdia, tudo isto chamou atenção de alguns políticos da época, em face do destaque em suas atividades, de vários seguimentos, aliado ao seu comportamento caritativo, isto foi levado a Princesa Izabel, - a Redentora – que na ausência de seu pai Dom Pedro II, no ano de 1887, outorgou a ele o título de Barão de Guaraciaba...

Seria o primeiro e único Barão negro da monarquia, dois anos depois seria proclamada a República, a “pretexto” de um regime “novo” para “abolir” os “desmandos” da monarquia; ledo engano, a nova modalidade de governabilidade, é uma sucessão de crises, que parece que não tem fim, pois hoje o povo está sem fé e esperança em dias melhores...

Após receber este destacado título, viveu tão somente mais 14 anos, e hoje sua estória é pouco lembrada, de nossa parte nada sabíamos sobre este personagem...

Quando “esquecemos” o nosso passado passamos a não valorizar o presente.

*Francisco Paulo de Almeida, primeiro e único Barão de Guaraciaba, foi proprietário rural e banqueiro brasileiro. Distingui-se por ter sido financeiramente o mais sucedido negro do Brasil monárquico. “9h20min.

Nascimento: 10 de janeiro de 1826, Lagoa Dourada, Minas Gerais.

Falecimento: 09 de fevereiro, de 1901, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Curitiba, 17 de julho de 2018 – Reflexões do cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/07/2018
Código do texto: T6392269
Classificação de conteúdo: seguro