O lobo solitário

Declaro a quem possa interessar que há aproximadamente 8 meses estou vivendo como um legítimo "lobo solitário". Não estou querendo dizer com isso que minha vida virou de vez uma zoeira, um espetáculo triste de promiscuidade e irresponsabilidade. Muito pelo contrário, aos 58 anos de idade, "além da idade do lobo", estou pagando para ficar bem longe, bem longe da confusão. Hoje, com o amadurecimento adquirido ao longo destes anos, posso curtir a minha "carreira solo" sem sobressaltos.

Sartre já dizia: "O inferno é o outro"! Eu não sou tão radical em relação ao outro, mas me identifico com a voz do povo: "Antes só, do que mal acompanhado"! Durante esse tempo, convivendo comigo mesmo, cheguei à seguinte conclusão: a solidão é dolorosa para quem não gosta de si mesmo, quem não se admira, quem não percebe seu próprio valor, quem não aprendeu a se amar e se respeitar. Aristóteles já pregava: "O homem solitário é uma besta ou um Deus". É isso mesmo! Estar consigo mesmo é estar, acima de tudo, na presença do imponderável.

Você já parou pra pensar? Adão, o primeiro solitário do mundo, pagou um preço muito alto pela sua carência de companhia. Deus, compadecido com o seu entristecimento, resolveu lhe dar uma companhia. Pois bem, assim surgiu Eva, a primeira fêmea humana. Eva, que veio para levar a solidão de Adão embora, conseguiu o seu intento. Sem a boa vida do paraíso, Adão nunca mais teve tempo para pensar em solidão. Com as preocupações rotineiras dos "pobres mortais", ele deve ter chegado à seguinte conclusão: "Eu era feliz, mas não sabia"! Percebeu? Deus nunca erra! Adão já estava bem acompanhado com a sua própria companhia.

Viver sozinho é completamente indispensável! Será que todos os maníacos por companhia são um "poço de felicidade"? Na verdade, só se sente sozinho quem não aprendeu a apreciar a própria companhia. A solidão é positiva, é saúde, é silêncio, é liberdade, é meditação, é prazerosa, é criação, é acolhedora, é companheira, é magnânima, enfim, é um tempo necessário para despertar. O "estar só" é um bem necessário na vida dos humanos enlouquecidos por companhia. Você precisa conhecer a solidão para viver bem em comunidade.

As pessoas amantes da solidão são capazes de conseguir coisas grandiosas. A solidão é o ingrediente essencial da criatividade!

Dostoiévski, escritor russo, ao ser preso por motivos políticos e colocado em uma cela solitária, não se abateu. Passou a escrever grande parte de sua obra ali mesmo, na prisão, ignorando as quatro paredes que o prendiam e isolavam do mundo exterior, alcançando a liberdade com o seu pensamento.

E para concluir, eu vou deixar vocês com a sensibilidade da poetisa Fátima Irene Pinto: "Solidão não é falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo...Isto é carência. Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...Isto é saudade. Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe as vezes, para realinhar os pensamentos...Isto é equilíbrio. Tampouco é o retiro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida...Isto é um princípio da natureza. Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...Isto é circunstância. Solidão é muito mais que isto...Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão, pela nossa alma".