Jorge Amado X Graciliano Ramos

Detesto comparações, principalmente quando gosto do que está sendo comparado, dis dois objetos da tal comparação. Vejam bem, para mim o melhor romancistado Brasil foi - e é - José Lins do Rego, acho "Fogo Morto" a maior obra-prima do romance nacional. E priu. Mas su também fã de carteirinha de Jorge Amado e de Graciliano Ramos. Não discuto dos dois quem é o melhor. Por um motivo muito simples: o universo dos dois é diferente. a maneira de narrar, o estilo... Mais: adoro os romances deles, releio todo ano Gabela de JOrge e Angústia, de Graciliano.

Mas tenho amigos que brigam qando se compara os dois. Brigam e só não vão aos tapas porque um deles sé mulher, mas braba que nem um siri, e o outro é homem e incapaz de qualquer grossura com ma mulher e co quem quer que seja, mas a discussão é grande. Da desses testemunhei o último arranca rabo dos dois, foi de lascar o cano. Foi logo depois da morte de Nelson Pereira dos Santos. Houve uma hmenagem ao saudoso diretor e exibiram um dos seus filmes, "Vidas Secas", um filme lindo. Depois da sessão fomos tomar um cafezinho, aí o fã de Graciliano disse que Nelson colocou como triha sonora o barulho do carro de bois, falou da beleza da morte da cachorra Baleia, de Fabiano, persoanagem magnífica, da beleza de Sinhá Vitória, do soldado amarelo, do menino mais velho e do mais novo, enfim, começou a dissertar sobre o livrodo alagoano, foi quando a amiga crtou a divagação dele, disse que o filme era muito bom, mas que "Tenda dos Milagres", do mesmo Nelson, baseado no melhor romance de jOrge Amado era mehor. Começaram a discutir, qando o amigo perdeu a paciência e disse que a obra de Jorge Amado era baseda na putaria, descrição de sexo explícito, sacanagem. Aamiga rodou a baiana e foi cruel, disse que ele estava dizendo isso porque sem dúvida n~çao gostava de sexo, deva estar broxa, que o sexo nos livros de Graciliano era envergonhado, ligeiro, sexo de galo. algo pecaminoso, enqanto nos de jOrge era algo lindo, tinha dengo, cafuné, mil prelimnares, se vadiava a valer tanto m camas cmo na areia. Que sexo era indispensável num romance, a não ser se o romance fosse escrito por Graciliano. Fi um rebu danado. ive que apartar puxand pra Zé LIn do Rego. Mas a amiga foi logo dizendo: - Não me venha com panos quentes, esse também e nferior a orge Amado. Mudamos de assunto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/07/2018
Código do texto: T6396312
Classificação de conteúdo: seguro