UMA TURMA CORAJOSA !

UMA TURMA CORAJOSA !

"Distribuindo "corações"

-- doados com alegria --

JURACI nos dá porções

de emoção... com POESIA !

"NATO" AZEVEDO

(em 24/7/2018, 8h)

Um Jornal de Belém -- nesta segunda-feira de final das férias escolares, 23/7 -- abre com manchete horrenda... "40 policiais assassinados só neste ano", mais de 2 MIL pessoas comuns mortas, no mesmo período. Sair à rua hoje sem ser assaltado é quase um privilégio a que poucos têm direito. Pior: desde 1700 e tal que a população "foge", em massa, da capital para as praias e interior, está descrito nos "Anais da Província do Grão-Pará", de Antônio Baena. Na época, a praia era "dividida" em lotes, com "vigias" de cada família, para o desfrute dos ovos de tracajá que, parece, desovavam nas praias nesse período.

Assim sendo, Belém está deserta, "nas mãos de Deus" se posso dizer e, se o trânsito flui maravilhosamente, as chances de ser assaltado também aumentam. É preciso CORAGEM para sair de casa, muita coragem para ir para uma praça vazia às 16 horas... para falar de(e ouvir) POESIA ! Beira à insanidade isso, mas foi o que fizeram perto de 20 pessoas, inclusive vários jovens entre elas, as fotos não me deixam mentir. Mas poesia é coisa de velho, que ninguém me contradiga ! Daí ver um jovem de 20 e poucos anos como o Jadsom fazendo CORDEL tão bem me foi bela surpresa !

A reunião descompromissada do "CHÁ DE CONTOS #20" (falando de Cordel) foi marcante, com todos bem à vontade e sem aqueles "intervalos de silêncio" comuns a eventos onde poucos se conhecem. Como contraponto, um jovem sobraçando um jogo de Xadrez deu o tom "psicodélico" que tais reuniões sempre têm, invariavelmente. Fora isso, um "doidão" querendo acender um "cigarrinho sem marca"! Terminou descendo a rampa gramada e juntou-se a 3 ou 4 rockeiros "de preto", fazendo "tremer" as mangueiras com o "fumacê". Mas o jovem do Xadrez -- o nome é de origem árabe, bem como a expressão "xeque-mate" -- falava anasalado, de forma proposital a meu ver, espécie de "marco" de sua personalidade.

Me lembrou evento da APE numa tarde de 1988 no TWH, com um certo "Colombo" enchendo a paciência de Rui Barata com seus "apartes" tresloucados e fora de propósito, a ponto de o poeta-compositor mandá-lo pra "ponte que partiu"... só não sei se Juraci Siqueira foi testemunha disso ! Nosso evento passou longe desses percalços, com tudo correndo às mil maravilhas. São Pedro nos poupou da tradicional chuva da tarde e eu saí às pressas da reunião para tentar chegar cedo em casa. Triste Destino: o ônibus Cidade Nova 6 demorou uns 50 minutos para aparecer e só cheguei em casa às 8 da noite.

A longa espera deu oportunidade de assistir um "travesti" de vozeirão masculino tentando "arrancar uns trocados" de quem aguardava seu ônibus. A abordagem era a mesma: -- "E aííííí", olhando o sujeito de cima pra baixo, com seus 1,85 cm de altura, negro esquelético, "bustiê" com 2 seios de "plástico" e uma peruca avermelhada ridícula. Me lembrei do mentário de Flávio Ricco sobre as novelas globais e a preferência delas por esse "tipo" de caracterização. "Homem vestido de mulher é muito feio"!

A idéia me remeteu ao argumento do rapaz ao dizer que -- em Marabá -- o Xadrez estava tirando a garotada das ruas, com o poeta Juraci complementado que projetos de poesia também visavam isso. Enquanto me envolvi com Capoeira (até 1973) cansei de ouvir essa "ladainha". O GOVERNO agradece tais "visões", lhe permite NÃO FAZER NADA à respeito de "meninos de rua", de "gays e travestis", de mendigos e desajustados sociais, todos necessitando de amparo psicológico, antes de tudo. Além de operações plásticas e de mudança de sexo, acompanhamento e apoio alimentar (entre outros) para as famílias dessas crianças que saem de casa por falta de comida, de afeto, de atenção, falta de tudo. E o Mundo segue, com cada um cuidando de si... o resto que se dane !

"NATO" AZEVEDO (em 23/julho 2018

(obs: as fotos estão no meu espaço no FACEBOOK)