30 ANOS... DE QUÊ ?!

30 ANOS... DE QUÊ ?!

-- "FALEM MAL, mas falem de mim" !

(ditado popular antigo,adorado

por cínicos e políticos)

-- "Isso vai dar merda..." !!!

(canto em grupo, na Internet,

de jovens fardados)

Afinal, o que se pode fazer em 30 semanas, em 30 meses ?! É possível resumir 30 ANOS de uma atividade qualquer em 2 ou 3 folhas de papel ?! Não, a não ser que o sujeito NADA tenha feito, ano após ano. Isso não é difícil quando se fala de políticos, fica mais fácil se forem de Brasília. "Tiririca" entrou para a Política a fim de fazer leis que beneficiassem o povo dos Circos, os discriminados nordestinos da capital paulista e temas semelhantes. Hoje, uns 10 ANOS depois, seu maior orgulho (?!) é ter sido assíduo às sessões... e só ! DEZ ANOS de dinheiro do povo para "bater o ponto" no DF ! Guardo reportagem dos tempos iniciais dele e de deputados federais paraenses, no ano 2011, salvo engano.

Resumindo: dos 19 "representantes" do Pará na época só ou 4 tiveram mais de 70% de presença nas tais "sessões oficiais", teve deputado com apenas 44%, ou seja, praticamente só "trabalhou" 3 dos 10 meses, já que têm recesso e "férias" "a dar com o pau", às nossas custas. E chegamos finalmente ao "caso" em pauta, o do "Jairzão, o Terrível", TRINTA longos ANOS como deputado (em Brasília?) por seu Estado, que sequer sei qual é. O que fez -- em têrmos de leis -- que beneficiassem seu povo ?! Que matérias e/ou causas defendeu nesse tempo ?! Que verbas carreou para lá ?! O que se sabe dele efetivamente ?! QUASE NADA !!!

Na Internet, leia-se FACEBOOK, estão tratando Política como se fôra futebol... cada um tem o seu "time" e pouco importa o que suceda, não mudam nunca ! Aliás, MUDAR é o "refrão" mais ouvido (digo, lido) nas tais Redes Sociais. Irão votar no ex-militar porque êle representa (?!) MUDANÇA, os demais "são todos iguais". Me pergunto no que é diferente esse sujeito... noves fora a arrogância e grossura, misto de Enéas, com "Jeca Tatu" e general Figueiredo, aquele do "prendo e arrebento" ?!

Em sendo mesmo diferente... não vai "leiloar" Ministérios entre os Partidos, não vai "compor" com setores da câmara e Senado, não irá "descumprir" promessas de campanha, não fará TUDO o que os demais sempre fizeram ?! Alguém acredita mesmo nisso, exceto os "torcedores" "do time" dele ?! POLÍTICO por 30 anos, RENEGARÁ tudo o que sempre se faz dentro dela e que é a "essência" dessa praga, digo, prática ?! Vejo claramente nos "aficcionados" desse traste, ou melhor, "Clube", um "sentido de vingança" contra os políticos tradicionais -- que êle é também, embora desbocado e rude -- "sempre iguais", com a mesma "ladainha". Li, "bestificado", um sujeito afirmar que o queria presidente... "para ver como é que fica" o país, quase repetindo o "mantra" de "Tiririca". O desafio agora é levantar o histórico político desse "broncossauro" e CONFERIR suas obras, projetos, atividade parlamentar, ao menos para desmistificar esse "MITO" feito só de palavras e "barbaridades". Alguma revista nacional se habilita ?! O que percebi nele é um oportunismo tosco e que, num provável segundo turno, se aliará como vice "dos mesmos", tão detestados pelos "marinheiros de primeira viagem" dessa "canoa de Caronte" que êle representa.

O maior "castigo" de se debater Política, Religião, Futebol é o fato de que -- se criticar um -- é porque é partidário ou simpatizante do outro. No meu caso, detesto igualmente todos os Partidos pela fortuna que gastam do dinheiro do povo (ou de empresas, que o recebem do povo-consumidor) e seus políticos, pela INUTILIDADE gritante de suas atuações. Diz meu irmão gêmeo que -- se cada um fizer 1 só lei por ano -- teremos MEIO MILHÃO delas a cada lustro ! Como não voto desde 1989 -- e não pretendo VOTAR nunca mais ! -- não tenho porque gastar meu tempo precioso (e caro) numa Lanhouse para pesquisar o que não fez e o que deixou de fazer esse indivíduo. O fato é que, desde a proclamação da República, nunca se teve tanto candidato ruim, fraco, despreparado, achando que vai gerenciar uma farmácia ou mercadinho e não esse gigante "deitado eternamente", para nosso desgosto... e que não se levantará tão cedo, podem ter certeza ! Somente em 1989 -- com o embate final entre Lula e Collor -- se teve mais, foram 22 candidatos !

Desafiei 3 Presidentes -- em out./2002, jan./2011 e em 2016 -- para que ANULASSEM as punições a quem não quer mais VOTAR e, por isso, NÃO COMPARECE às urnas. Ignoraram meu pedido... instei recentemente o STF, que me alegou ser "matéria constitucional", só o Senado e Câmara podem ALTERAR o texto dessa "lei" indigna. Alterar sim, mas SUSPENDER a vigência dela qualquer Decreto pode fazê-lo, ao menos temporariamente.

Aos 66 anos, sonho morrer tendo visto um mínimo de DEMOCRACIA REAL nesse "país das CANDONGAS". (Para quem não sabe, é... intriga, mexerico, afago fingido, lisonja !) Quiçá a Juíza Carmen Lúcia, se "empossada" Presidenta mais 1 vez, tenha a CORAGEM que faltou a tantos para "desenxovalhar" (?!) o ATO de votar, tão abastardado pela HUMILHAÇÃO a quem vai fazê-lo ! OREMOS...

Os problemas do Brasil são de ineficiência na gestão, de ECONOMIA mal administrada, com Ministros da Fazenda -- desde o primeiro, um certo RUI BARBOSA, em 1890 -- que não passam de "curiosos" incompetentes ! Não é com voto e NEM ELEIÇÕES que se resolve isso !

"NATO" AZEVEDO (em 25/julho 2018