REFLEXÃO CIRCUNSTANCIAL REFLEXIVA

*Em tempo: o título acima é só um trocadilho.

55.424

Sábado, 28 de Julho de 2018

Não gostaria de imaginar, por exemplo, meus pais, já falecidos, nascidos na primeira década do Século XX, se conseguissem estar vivendo nesses dias atuais, onde tudo é estupidamente diferente do tempo deles, em que eram novos e já adultos jovens, com no máximo uns trinta ou trinta e cinco anos de idade, conseguindo resistir às coisas que acontecem atualmente.

Conhecendo-os como os conheci, penso que sofreriam bastante em ver o que se processa nesse nosso cotidiano atual. Principalmente no aspecto do respeito a tudo e a todos, mais especificamente aos idosos. Uma coisa de doido.

Mas também se estarreceriam com a falta de pudor das pessoas. Se assistissem televisão, ou até mesmo passassem diante de uma banca de jornal, e vissem estampadas ali inúmeras revistas mostrando a nudez total das pessoas, homens e mulheres, indistintamente. E desavergonhadamente para seus tempos.

E as novas conceituações de família? Nem acreditariam nelas, hoje. Mas por certo, se vivos fossem e manifestassem quaisquer contrariedades a esses novos conceitos, seriam massacrados, acusados imediatamente de preconceituosos. Isso sem contar que entre seus tempos e os atuais, há uma diferença de critérios muito profundas. Mas isso as pessoas novas dos tempos de hoje não percebem, e pior, nem o querem.

O engraçado nessas situações é ver que as pessoas que buscam atender aos chamados da decência, são automaticamente deixados de lado. E são severamente preconceituadas pelos mudernos (com U mesmo). Porque hoje em dia, aqueles que não aceitam o direito alheio, os dos mais velhos, os escorraçam, maltratam, etc. e tal. Mas não se sentem agressores de jeito nenhum.

A libertinagem (É o uso da liberdade sem o bom senso, parece liberdade, mas é ao contrário por auto se contrariar) que se anda exercendo nesses nossos dias, desmontou por completo a estrutura moral de outrora. Tudo o que valia antes perdeu totalmente o seu valor.

É interessante ressaltar que esse processo se deu de forma lenta e invisível. E agora, provavelmente, nunca mais se reverterá. Até muito pelo contrário. É bem possível que tudo recrudesça de forma até violenta, porque esta propriedade já está presente e em ação em nosso cotidiano, onde anda morrendo gente de muitas formas e muitos jeitos, e em quantidades incalculáveis.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 28/07/2018
Reeditado em 29/07/2018
Código do texto: T6402528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.