CHEFES DE FAMÍLIA

Chefe de família, o provedor ou a referência básica, pode ser homem ou mulher. No Brasil, tem aumentando a participação feminina neste segmento. Em muitos casos, a chefia é compartilhada. Não quero abordar a matéria sob o ângulo jurídico ou sociológico, muita gente tem feito isto. Nem me interessa aqui indagar sobre as peculiaridades das relações homo afetivas ou poli afetivas. Tenho em mente a questão moral da responsabilidade e da missão a cumprir. Num tempo sombrio de egoísmo e de leviandade nos costumes, é comum, sobretudo quando o HOMEM é o chefe de família, a gente defrontar-se com inúmeros casos de fuga e comodismo. O sujeito acha que é mais importante a sua cerveja ou a prestação de seu automóvel do que a correta manutenção de filhos, esteja casado ou, mais freqüentemente, separado. A pensão alimentícia é vista como ônus de uma guerra de sexos, uma cruz de casamento falido, e que alguém se vire pelos filhos, especialmente a mulher, mesmo que viva em cadeira de rodas. O cara não quer nem saber, a vida está sempre difícil, com muitos novos compromissos. Quando advogava, não foram poucas as situações análogas que precisei administrar, como deu. Não é preciso dizer que, salvo circunstâncias muito especiais, detesto os “bundas-moles” que agem alheios a suas responsabilidades e ainda têm a cara de pau de criticar maus políticos, instituições, o mercado, seja lá o que for. Em minha opinião, é preferível ser um reles meliante a um mau pai. Poderia ser também uma mãe muito má, não importa o gênero. Em síntese, a construção de uma coletividade melhor começa por aí. Se a família é a mais importante célula social, a base da pirâmide, a gênese do nosso futuro, pode haver responsabilidade maior do que a correta gestão de sua chefia?