O simpático " trevo".
    
                Dei-lhe um adjetivo humano; "simpático", emprestando-lhe  o mote, por hora, pois é assim que o vejo, tímido e úmido entre as demais folhas do jardim.
                O trevo de quatro folhas , tão em moda e até cantado é raríssimo de se encontrar, são trevos com uma anomalia genética, pois como o próprio nome diz "trevo", já significa " três folhas", da palavra grega " tríphillon", que os romanos chamavam de "trifolium".
                Existem muitas lendas que falam do nosso amiguinho verde, uma delas começou lá atrás, onde hoje é a  Inglaterra ou Irlanda, nos anos 200 a.C,  onde diziam que encontrar um trevo com quatro folhas era um sinal de sorte, devendo ser compartilhado com alguém, assim ambos teriam as quatro dádivas; riqueza, fama, amante fiel e saúde.
                Mais adiante compararam com a cruz de Cristo, as quatro fases da lua, e por fim , voltaram a formar quatro dádivas; esperança, fé, amor e sorte, que permanece até hoje.
                Os trevos gostam de lugares que recebem chuvas, e uma temperatura média de 25 graus, são nessas condições que mais aparecem, estão em quase todas as partes do mundo, e seguidos pela lenda da sorte , as crianças procuram um que tenha as quatro folhas.
                Hoje, a genética é conduzida pela ciência, que produz o de quatro folhas à pedidos,  o comércio da superstição sempre exige raridades, e os diversos patuás são produzidos pelo mundo à fora, sobretudo na Irlanda ( terra dos druídas), que diziam ser encantados, trazendo sucesso a quem os encontrasse. O país acabou adotando o trevo, que hoje é um dos seus símbolos .
                Eu não gosto que interfiram na natureza à esse ponto, prefiro que alguém o encontre entre as folhagens ,  a magia que povoa a mente infantil é muito mais bonita, de qualquer forma os trevos são de todos, mas vamos deixar os irlandeses pensarem o contrário.


         Nota :  O trevo é comestível, ele está classificado como PANC , ( Plantas Alimentícias Não Convencionais)- Na Caatinga do Nordeste é um alimento ,e não é considerado  PANC , como em São Paulo. - Obrigado  à colega Ene, pela deixa !
               

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 07/08/2018
Reeditado em 07/08/2018
Código do texto: T6411799
Classificação de conteúdo: seguro