DUAS RESPOSTAS, DOIS ESTILOS

Uma mesma resposta pode ser dada de diversas maneiras e com estilos distintos. Entre muitos escolhi apenas dois estilos de resposta para a mesma pergunta feita para a mesma pessoa, pois entendo que são, hoje em dia, os mais comuns; existem outros modos, certamente, e estilos entre muitos, como os acadêmicos, jurídicos, médicos, religiosos, por exemplo, mas ative-me a apenas dois deles que são os “grosseiros” e os “educados”, em contra ponto.

Estas duas respostas são de uma mesma pessoa de mediana classe socioeconômica e cultural, mas com boa aptidão para lidar com um mesmo assunto. Com formação acadêmica, especializações, décadas de experiência em determinado assunto (ainda que seja eternamente o mesmo assunto e com mediano proveito apesar da grande abrangência) com mais de 50 anos de idade- e já se aproximando dos 60 anos, filhos e casamento bem longo em anos para os padrões atuais, sem dúvida.

1 - A RESPOSTA GROSSEIRA – ‘‘Eu já disse: tenho uma reunião na HYTR às 07:00 hs. De lá vou para Caixa Prego, volto para a HYTR e depois vou para outra reunião na Casa da Mãe Joana.

Esta resposta é dada em tom ríspido, agressivo ao estilo de quem reclama, ou de quem repreende; um tom policialesco. E desprovido de equilíbrio intelectual que pressupõe inteligência e harmonia. Além do tom da voz elevado acima do que convém a boa educação no trato com o outro, o semelhante. O olhar como de resto a fisionomia revela o que é inerente em essência.

Com respostas grosseiras há quem imagine impor-se ao outro tal e qual como fazem políticos, magistrados, policiais em diversos ou em todos os países, bem sabemos, acredito. Mas não se impõem; apenas são grosseiros que admiram sua grosseria que anda sempre de mãos dadas com a estupidez e o desconhecimento. Quem não tem seu “grosseiro de estimação”?

2 – A RESPOSTA EDUCADA – “Tenho um dia cheio hoje.Já logo bem cedo tenho uma reunião na HYTR, e depois outra em Caixa Prego. Volto para mais uma na Casa da Mãe Joana. Ufa! Mas é meu trabalho; dias corridos, dias mais calmos faço tudo com empenho já que foi essa a profissão que escolhi. Me sinto até feliz por ter meu trabalho, enquanto 13 milhões estão em busca do que eu já tenho. Té mais! Ligo nos “intervalos”. Beijos!

Esta deveria ser a resposta preferível da mesma pessoa, se não fosse grosseira. Fez uma escolha: grosseria, até mesmo selvagem, ao invés de educação, civilidade.

Essa crônica me foi inspirada (que palavra!) por um amigo que me chamou atenção para as respostas das pessoas com “temperamento forte”. Conheço algumas, pessoalmente, o que me dá relativo saber. Quando se diz que certa pessoa tem “temperamento forte” esse comentário acredita-se, em geral, ser um elogio, mas na maioria das vezes se trata de uma critica. Temperamento forte pode significar uma pessoa que sabe o que quer e ser educada, mas também pode significa ser uma pessoa muito difícil de lidar, grosseira, prepotente, desagradável, quer o que quer e passa por cima de quem for para conseguir o que deseja.

Os meus “grosseiros de estimação” estão cada vez mais isolados; assim como se faz para impedir que a transmissão de eletricidade dê choque sem impedir que todos os aparelhos elétricos funcionem.

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 09/08/2018
Reeditado em 09/08/2018
Código do texto: T6414169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.